A EDIÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DIVISÃO DE PERIÓDICOS DO CEGRAF/UFG: CONCEITO, PROCESSO E GERENCIAMENTO

Autores

  • Janaynne Carvalho do Amaral

Palavras-chave:

Divisão de Periódicos da UFG, Artigo científico, Edição de texto

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito de revisão, o processo de edição de texto e as estratégias de gerenciamento das propostas de correção, adotados e criados pela seção de revisão da Divisão de Periódicos do Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (CEGRAF/UFG). Fundado em 2015, o departamento é responsável pela revisão de textos, normalização, tradução e diagramação dos periódicos subsidiados pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC/UFG). A metodologia usada consistiu no acesso e consulta aos Protocolos e documentos da Divisão de Periódicos publicados na página do CEGRAF/UFG. Concluiu-se que, embora o conceito de edição de texto do departamento seja o mesmo desde a sua criação, os processos de revisão e as estratégias de gerenciamento das propostas de revisão estão em constante transformação. Simultaneamente, ressalta-se o potencial educativo e de suporte ao editor e ao autor dos departamentos de periódicos situados em editoras universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

BARRADAS, Maria Mércia; TARGINO, M. das G. Redação de artigo técnico-científico: a pesquisa transformada em texto. Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Senac São Paulo/Cengage Learnig, p. 17-39, 2008.

BIOJONE, M. R. Os periódicos científicos. In: ______. Os periódicos científicos na comunicação da ciência. São Paulo: Educ; Fapesp, 2003. p. 37-43.

MEADOWS, Arthur Jack; DE LEMOS LEMOS, Antonio Agenor Briquet. A comunicação científica. Briquet de Lemos/livros, 1999.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos