ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO NO CAMPO DA EDITORAÇÃO ELETRÔNICA DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UM ESTUDO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFMA

Autores

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade Federal do Maranhão
  • Suênia Oliveira Mendes Universidade Federal do Maranhão
  • Tatiana Cotrim Serra Freire Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Editoração eletrônica, Comunicação científica, Portal de periódicos eletrônicos, Atuação profissional do bibliotecário

Resumo

A atuação do bibliotecário no campo da editoração eletrônica, em especial em Portais de periódicos eletrônicos se constituiu como objeto deste estudo, que objetivou analisar a presença e atuação desse profissional nas revistas que integram o Portal de Periódicos UFMA. Os resultados apontam para um baixo quantitativo de bibliotecários integrantes das equipes editoriais das revistas que integra o Portal. Observa-se que muitas das atividades desenvolvidas nesse contexto se relacionam direta ou indiretamente com os conteúdos integrantes da formação do bibliotecário, o que aponta para a importância e vantagens de ampliação em termos de número e de atuação desse profissional nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, F. da S.; ALAUZO, J. L. C.; SPUDEIT, D. F. de A. Competências e campos emergentes para atuação de bibliotecários. RACIn: Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 81-102, jan.-jun. 2017. Disponível em: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/-v5_n1/racin_v5_n1_artigo05.pdf. Acesso em 10 jun. 2019.

GRANTS, A. F. L.; OLIVEIRA, A. P. de. Visibilidade, credibilidade e padronização: o modelo de gestão do Portal de Periódicos UFSC. In: AMBONI, N. de F. (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC. Florianópolis, 2013. Ebook.

IBICT. Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER). 2019. Disponível em: http://www.ibict.br/tecnologias-para-informacao/seer. Acesso em: 10 jun. 2019.

MOTA, F. R. L.; OLIVEIRA, M. de. Formação e atuação profissional. In: OLIVEIRA, M. de (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

SANTA ANNA, J. Mapeamento sistemático na base de dados em Ciência da Informação: periódicos científicos em discussão. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 12,n. 1, 14 maio 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7296. Acesso em: 02 jul. 2019.

SANTANA, S. A.; FRANCELIN, M. M. O bibliotecário e a editoração de periódico científico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 2-26, jan./jun. 2016. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/543. Acesso em: 01 jul. 2019.

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos