ASSISTÊNCIA EDITORIAL ATRAVÉS DO PROATEC NA FFP-UERJ: UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUPORTE E IMPACTOS

Autores

  • Mariane Ferrari Macabu Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)
  • Maria Betânia Almeida Pereira Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Palavras-chave:

Impactos, Assistência editorial, Editoração de periódicos eletrônicos

Resumo

O projeto Assistência editorial através do PROATEC¹ na FFP-UERJ: um estudo de caso sobre suporte e impactos, vinculado a Pensares em Revista², busca viabilizar suporte para interessados e iniciantes em editoração de periódicos eletrônicos, ampliando o conhecimento e despertando o interesse naqueles que nunca ouviram falar dessa possibilidade de carreira. A primeira ação veio através do minicurso Introdução à assistência editorial de periódicos eletrônicos, que possibilitou uma pesquisa-ação com cooptação, contando com dois questionários, além de recursos tecnológicos como o Formulários Google; redes sociais como Facebook e Instagram; o PowerPoint, que foram usados durante o planejamento, a divulgação e a execução do minicurso. Como resultado, analisando as respostas dos participantes, concluímos que impactamos de forma positiva a comunidade interna da FFP-UERJ, pois muitos deles nunca haviam feito curso na área e estavam tendo seu primeiro contato; outros afirmaram o aprimoramento dentro do assunto com o conhecimento compartilhado no minicurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARATA, Germana. A importância da divulgação científica como prática acadêmica. ABEC Brasil. Botucatu, [20-?]. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/index.asp?include=noticias_newsletter&id=5&Parte=2. Acesso em: 18 jun. 2019.

CAPA. Pensares em Revista. São Gonçalo, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista. Acesso em: 12 jun. 2019.

EDITAL do Programa de Apoio Técnico às atividades de ensino, pesquisa e extensão – PROATEC. Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - SR2. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/sr2/depesq/proatec/proatec%202019%20-%20edital%20retificado.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa – Abordagem teórico-prática. 6. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2000.

PENSARES em Revista. Perfil Facebook. [S.l.], 2017. Disponível em: https://web.facebook.com/PensaresEmRevista/. Acesso em: 11 jun. 2019.

PENSARES em Revista. Perfil Instagram. [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/pensaresemrevista/. Acesso em: 11 jun. 2019.

PROGRAMA de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão – PROATEC. Depesq OnLine – PROATEC. Rio de Janeiro, 28 ago. 2018. Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/sr2/depesq/proatec/proatec.html. Acesso em: 12 jun. 2019.

TERMO de Consentimento Livre e Esclarecido. Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - SR2. Rio de Janeiro, [20-?]. Disponível em: http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/downloads/Modelo_TCLE.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)