REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Publicação Científica, Editoração, Educação do Campo, RBEC

Resumo

Por meio de uma perspectiva histórica, apresentamos alguns pontos da trajetória da Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC), os desafios enfrentados enquanto periódico científico durante os seus 3 (três) anos de existência e suas perspectivas futuras para a comunidade científica. Para concretizar o projeto da revista, realizamos um trabalho exaustivo de estudo e pesquisa em revistas renomadas da área educacional brasileira e de periódicos estrangeiros com fator de impacto, para conhecer e tentar compreender como é estruturada uma revista científica. Foi a partir dessa trajetória, que surgiu a Revista Brasileira de Educação do Campo. Dentre alguns resultados, a partir desses primeiros 3 (três) anos da RBEC, compreendemos que ser editor de um periódico não significa apenas coordenar uma revista, mas buscar atender as expectativas da comunidade acadêmica e se atualizar constantemente com as informações a respeito da ciência internacional e editoração. É manter uma relação profissional, ética e de respeito com leitores, avaliadores e autores, ao ampliar a produção de conhecimento e torná-lo acessível a todos. Com efeito, entendemos que estudar e pesquisar revistas internacionais de alto impacto e se atualizar com novas informações a respeito da editoração científica nacional e internacional pode ser um primeiro passo para tentar construir um periódico de qualidade e acessível a todos.

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Referências

Revista Brasileira de Educação do Campo. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo. Acesso em: 19 set. 2019.

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos