Capacitação a distância no modelo híbrido sobre Open Journal Systems

Autores

  • Bernardo Vechi Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.
  • Diego José Macêdo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.158

Palavras-chave:

Open Journal Systems (OJS), Treinamento à distância, Editores científicos, Periódicos científicos

Resumo

Desde 2005 uma das ações de maior representatividade do apoio do Ibict ao OJS foi a capacitação de editores científicos. A versão 3 trouxe melhorias de arquitetura do sistema e fluxo editorial, que representam desafio a muitas revistas, isto reforça a necessidade de capacitação de editores científicos que utilizam a plataforma. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dos estudos realizados na oferta de treinamento híbrido do OJS 3 durante o ano de 2019 até o mês de agosto de 2022. Com isso, visa-se contribuir com as discussões sobre a oferta de treinamento em OJS 3, além de demonstrar as ações do Ibict no apoio ao software no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Tânia Maria de; LUA, Iracema. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbso/a/LQnfJLrjgrSDKkTNyVfgnQy/. Acesso em: 30 ago. 2022.

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292–e314292, 2021.

BRITO, Ronnie Fagundes de et al. Guia do usuário OJS 3: open journal system: versão 3. Brasília: Ibict, 2018. DOI: 10.21452/ 978-85-7013-144-7. Disponível em:http://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/book/57. Acesso em: 24 ago. 2022.

BRITO, Ronnie Fagundes de; SHINTAKU, Milton; FLEURY, Andrea Maria. Modelo para desenvolvimento de curso a distância para editores científicos. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, p. 65–77, 2017. DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.11650. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11650. Acesso em: 24 ago. 2022.

SHINTAKU, Milton; MACÊDO, Diego José. Open Journal Systems. In: SANTOS, Gildenir Carolino; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ecossistemas e inovações tecnológicas: da construção às boas práticas. Campinas: UNICAMP/BCCL; Brasília, DF: Ibict, 2022. Cap. 4, p. 75-90. DOI: https://doi.org/10.22477/ISBN9786588816363. Disponível em:http://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/book/89. Acesso em: 24 ago. 2022.

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)