Espaço formativo para editoria científica na Revista Baiana de Enfermagem: uma experiência de gestão e planejamento de fontes indexadoras

Autores

  • Jones Sidnei Barbosa de Oliveira Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1170-2652
  • Cristina Nunes Vitor de Araujo Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.
  • Vanessa Rocha Boaventura Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.
  • Eliana do Sacramento de Almeida Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.
  • Cláudia Silva Marinho Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.
  • Edvaldo de Souza Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.
  • Nadirlene Pereira Gomes Universidade Federal da Bahia - Salvador (BA) - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.166

Palavras-chave:

Indexação, Estudantes, Enfermagem

Resumo

A indexação de periódicos científicos em bases indexadoras é essencial para qualificação e divulgação científica, além de destaque e visibilidade nacional e internacional. A indexação é meio potencial para que a Enfermagem seja projetada como ciência. Neste sentido, tem-se como objetivo relatar a experiência de estudantes e docentes no Espaço Formativo para gestão de bases indexadoras na Revista Baiana de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência. A experiência resultou em atividades conjuntas de editores e pós-graduandos para construção de planejamento sobre as principais bases de dados, fluxo de atualização e monitoramento, oficinas e reuniões através de encontros remotos em plataforma digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRETON, H.; ALVES, C. A. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 38-51, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013.

RIOS, F. P.; OLIVEIRA LUCAS, E. R. Critérios para indexação de periódicos científicos. Ciência Aberta: visão e contribuição, p. 49, 2017.

SANTOS, G. C.; XAVIER, I. D. C. M. Fontes de indexação importantes para a pesquisa. Blog PPEC, Campinas, v. 2, n. 2, 2018.

SANTOS, G. C. Indexação de publicações acadêmicas universitárias: portais temáticos e suas vantagens para as publicações periódicas. In: ALMEIDA, M. L. P. Produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na América Latinas: as investigações de políticas educacionais em xeque. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. p.231-245.

TELLES, E. Bases de indexação para periódicos científicos. Blog sobre OJS e Periódicos Eletrônicos, 2021. Disponível em: https://periodicoeletronico.com.br/bases-de-indexacao-para-periodicos-cientificos

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)