Dê voz ao seu artigo

relato de estratégia de ampliação de visibilidade para periódico científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.26

Palavras-chave:

Divulgação cientifica, Periódicos, Visibilidade

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma estratégia de ampliação da visibilidade do Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, periódico científico na área de saúde coletiva editado pela Fundação Oswaldo Cruz Brasília, após ações parceiras de divulgação científica realizadas com a assessoria de comunicação da instituição. As ações ocorreram no segundo semestre de 2020, e as métricas analisadas correspondem ao primeiro e segundo semestre de 2020 e ao primeiro semestre de 2021. Os resultados mostraram um aumento médio de 141% na visibilidade dos artigos que participaram da divulgação e de 73% no acesso à base de dados da revista. Conclui-se que a estratégia adotada foi bem-sucedida e pode ser facilmente replicada por outros periódicos, observadas as suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Campos Alves, Fundação Oswaldo Cruz

Editora Chefe do periódico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), Pesquisadora em Saúde Pública e Coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Fiocruz Brasília, Doutora em Saúde Coletiva (UnB), Mestre em Política Social (UnB), Especialista em Direito Sanitário (Fiocruz Brasília) e bacharel em Direito (UFC).

Gláucia Cruz, Fiocruz

Editora executiva do periódico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), bolsista do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, graduada em Comunicação Social, habilitação em Produção Editorial, pela UFRJ.

Referências

CADERNOS Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Brasília: Programa de Direito Sanitário/Fiocruz Brasília, 2011. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br

Acesso em: 25 jun. 2021.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. 268 p.

PACKER, Abel Laerte; MENEGHINI, Rogerio. Visibilidade da produção científica. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angelara, 2006. p.237-259.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.