Revista AtoZ podcast

ação de extensão para comunicação e divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.42

Palavras-chave:

Podcast, Comunicação científica, Divulgação científica

Resumo

O movimento de ciência aberta desafia periódicos científicos na aplicação de práticas que tornem o processo científico transparente e possibilite acesso ao conhecimento gerado de forma igualitária. Descreve o podcast Revista AtoZ, vinculado à revista ‘AtoZ - novas práticas em informação e conhecimento’ -- ação desenvolvida para ampliar os meios de comunicação e de divulgação científica do periódico, como parte do projeto de extensão ‘Ciência Aberta e a Gestão da Informação Científica’. Apresenta procedimentos e ferramentas para planejamento, gravação, edição e veiculação do podcast. Reconhece o potencial educativo de comunicação e divulgação científica do podcast, como possibilitador de acesso equitativo ao processo científico do periódico e ao programa de pós-graduação ao qual está vinculado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre em Ciência, gestão e tecnologia da informação (UFPR) e bacharel em Biblioteconomia (UDESC). Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) . É editora associada e de marketing científico da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. Também atua como editora associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e consultora da UNESCO para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovaç˜ões (MCTI).

Logan Nobre, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Gestão da Informação, na UFPR (Curitiba, Brasil), com dez anos de experiência como jornalista. Desde 2018 atua como professor de inglês como segundo idioma (principal ocupação atual). É criador e apresensador do 'Calll Me Logan': canal no youtube e programa de podcast sobre gestão da informação, TI e educação - disponível desde dezembro de 2020. Apresentador, produtor e editor de dois programas de podcast: Revista AtoZ (disponível desde julho de 2021) e Pitacos Podcast (disponível desde agosto de 2020).

Nicholle Ferreira Murmel Liali, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação, jornalista e mestre em Comunicação formada pela Universidade Federal do Paraná Curitiba, Brasil. É editora de Marketing Científico da Revista A to Z: novas práticas em Informação e Conhecimento, periódico do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UFPR, e apresentadora e produtora do Podcast Revista AtoZ. É jornalista especialista em produção de conteúdo sobre: energia renovável, tecnologia, segurança, indústria, varejo, design.

Referências

ANCHOR. Disponível em: https://anchor.fm/. Acesso em: 1 jul. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS (ABPod). "Pod Pesquisa": 2020-2021: produtores. ABPoD: [s.l.], 2021. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

AUDACITY 3.0.3. Disponível em: https://www.audacityteam.org/download. Acesso em: 1 jul. 2021.

FOCO e escopo. "AtoZ": novas práticas em informação e conhecimento, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 28 jul. 2021.

HARRIS, Howard; PARK, Sungmin. Educational usages of podcasting. "British Journal of Educational Technology", v. 39, n. 3, p. 548–551, 1 maio 2008. DOI 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x. Disponível em: https://bera-journals-onlinelibrary-wiley.ez22.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x. Acesso em: 29 jul. 2021.

HUSEIN, Sebastian; SAIVE, Rebecca; JORDAN, Michelle; BERTONI, Mariana I. Podcasts: An under-utilized form of science communication. In: IEEE PHOTOVOLTAIC SPECIALISTS CONFERENCE, 46., 2019, Chicago. "Anais eletrônicos"... Chicago: IEEE, 2019, p 2464-2466. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8980967. Acesso em: 29 jul. 2021.

McCLUNG, Steven; JOHNSON, Kristine. Examining the Motives of Podcast Users. "Journal of Radio & Audio Media", v. 17, n. 1, p. 82–95, 6 maio 2010. DOI 10.1080/19376521003719391. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19376521003719391. Acesso em: 29 jul. 2021.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; ANDREA, Gabriela de Souza D. Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação. "AtoZ": novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n. 2, p. 139–147, 30 nov. 2020. DOI 10.5380/atoz.v9i2.75860. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/75860. Acesso em: 29 jul. 2021.

WONDERSHARE FILMORA 9.5.0.21. Disponível em: https://filmora.wondershare.com.br/download-filmora-windows.html. Acesso em: 1 jul. 2021.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos