Portal de Periódicos da UFJF

uma proposta institucional de valorização e crescimento das revistas científicas editadas na instituição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.44

Palavras-chave:

Periódicos científicos, Portal de periódicos, Comunicação científica, Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Em sete anos de existência, o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), construído e gerido por editores e a Biblioteca Universitária, é o responsável direto pelo avanço e qualificação das revistas científicas editadas por esta universidade. Apoiado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, o Portal abriga atualmente 37 periódicos de diversas áreas do conhecimento, que possuem acesso ao DOI e a software de verificação de similaridade. A iniciativa conseguiu corrigir falhas, qualificar equipes e implementar ferramentas para gestão e melhoria das condições de editoração. Como resultado, observamos a indexação dos periódicos em bases de dados nacionais e internacionais que refletem na melhora das métricas e sustentabilidade das revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Faria Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pelo CPqRR/FIOCRUZ/MG, Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo IOC/FIOCRUZ/RJ e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Associada do Departamento de Bioquímica da UFJF na Cidade de Juiz de Fora/MG; Coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa e Coordenadora do Portal de Periódicos da UFJF.

Adriana Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bibliotecária, Mestre em Biblioteconomia - UNIRIO - 2016. Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Trabalha com comunicação científica atuando no Repositório Institucional e no Portal de Periódicos da UFJF.

Referências

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Licenças Creative Commons: saiba mais sobre isso. 2016. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/?p=5763. Acesso em: 27 jul . 2021.

FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; MARCHIORI, Patrícia Eni; CRISTOFOLI, Fulvio. Motivação para publicar em revistas científicas: estudo nas áreas de ciências da comunicação e ciência da informação. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINO, Maria das Graças (org.). Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas. São Paulo: Senac, 2010. p. 79-118.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Portal de Periódicos da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/. Acesso em: 28 jul. 2021.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos