Implantação do google analytics na remat e análise do per l dos usuários

Autores

  • Rafael Eduardo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carollayne Cesar Vissirini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Katia Arcaro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Google analytics, Análise de acessos, Perfil do usuário

Resumo

A REMAT vem constituindo-se enquanto periódico científico desde 2015, tendo como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática. Na busca pelo aperfeiçoamento, evoluções ocorreram em seus processos e fluxos, e questões como a acessibilidade digital foram tratadas, bem como investiu-se na divulgação do periódico por meio de correio eletrônico, site institucional e redes sociais. Uma pesquisa por formulário eletrônico realizada no Campus sede da REMAT buscou traçar o perfil de leitura de servidores e alunos, tendo como resultado principal que os meios digitais e impressos são a preferencial fonte de leitura desse público. No entanto, apenas 34% dos entrevistados, embora pertencentes ao meio acadêmico, têm por hábito acessar periódicos científicos. Visando fomentar a busca pelo conhecimento científico e caracterizar o público leitor da REMAT, a mais recente ferramenta à qual a revista aderiu foi o Google Analytics, um software online de análise de acessos que é disponibilizado gratuitamente pela Google. A diversidade e a natureza dos dados já coletados, embora muito recentes ainda, mostram potencial não só para o mapeamento do perfil dos leitores, mas também de suas necessidades e preferências. A coleta e análise dessas informações permitirá entregar ao público-alvo cada vez mais qualidade de conteúdo e facilidade de acesso.

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Referências

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Publicado

2018-09-06

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