Software livre para gerenciamento de eventos: uso e apropriação por uma instituição pública de ensino

Autores

  • Sônia Miranda de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Leila Marli de Lima Caeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

CEFET-MG, Eventos acadêmicos, SOAC, Divulgação científica

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em um estudo de caso da experiência no uso de um software livre para gerenciamento de eventos. O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC), que é uma adequação do Open Conference System (OCS), foi implantado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG em 2012. Desde então, 32 eventos foram gerenciados por meio desta plataforma e um resultado bastante animador foi que um desses eventos, teve seus melhores trabalhos selecionados para compor um periódico científico. Nesse sentido, entendemos o portal como uma ferramenta de divulgação científica e repositório institucional de eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUIMARÃES, L.; FREITAS, M. A. de. Guia para editores de periódicos da Universidade de Brasília. Brasília: UNB, 2010.

BRASIL. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Portal de conferências do CEFET-MG. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018. Disponível em: <https://www.conferencias.cefetmg.br>. Acesso em 28 jun. 2018.

______. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Portal de periódicos do CEFET-MG. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.cefetmg.br/>. Acesso em: 28 jun. 2018.

SHINTAKU, M.; BRITO, R. F. de; FLEURY, A. SOAC/OCS para gerentes gerais. Brasília: IBICT, 2014. Disponível em: <http://labcoat.ibict.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Item-12-Digital-2.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Edição

Seção

Artigos