Adesão das revistas brasileiras de saúde às práticas de ciência aberta pelos critérios SciELO Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.7

Palavras-chave:

Revistas Científicas, Ciências da Saúde, Brasil

Resumo

As práticas de ciência aberta buscam ampliar a visibilidade e democratizar o acesso e uso do conhecimento científico. Esta pesquisa busca analisar a adesão das revistas brasileiras de ciências da saúde às práticas de ciência aberta estimuladas pelos critérios SciELO Brasil, publicados em maio de 2020. Os resultados demonstram a adesão satisfatória a algumas práticas e a baixa adesão a outras. Conclui que devem ser impulsionados: os processos de abertura da avaliação por pares, o encorajamento ao compartilhamento de dados, o encorajamento à publicação de preprints e o uso da taxonomia CRediT para o esclarecimento da contribuição dos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyvia Araujo, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT/UFRJ) e bacharel em Biblioteconomia (2021) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Eloísa Príncipe, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/UFRJ)

Doutora (2005) e Mestre em Ciência da Informação (1989) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Documentação Científica (1979) e bacharel (1978) em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFRJ/Ibict). É sócia efetiva da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) da qual já foi membro da Diretoria, por dois mandatos, além de participar de seu Conselho Deliberativo em vários momentos (2018/2022), e colaborar com a Associação de forma intensa, em palestras e treinamentos de editoração científica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa - Comunicação e Divulgação Científicas do IBICT, certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de pesquisa sobre comunicação científica, suas práticas, padrões e tendências em seus múltiplos aspectos. Tem trabalhos publicados e participa de reuniões científicas da área. Ex-Editora Adjunta da revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, publicada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e parecerista de vários periódicos da área. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto, periódicos científicos, estudos métricos da informação, tecnologias da informação e da comunicação (TIC).

Referências

BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons? Novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. Série Direito & Sociedade, n. 29.Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11461/O%20que%20%C3%A9%20Creative%20Commons.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

SALES, Luana Farias; SHINTAKU, Milton. A ciência aberta e a necessidade de novos modelos de publicação. In: SHINTAKU, Milton; SALES, Luana Farias (org.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu: ABEC, 2019. p. 11-14. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

SCIELO - SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Critérios, políticas e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil. 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.