Ciência aberta em entrevistas e em sociodramas – a Revista Brasileira de Psicodrama torna-se REVISTA VIVA

Autores

Palavras-chave:

Entrevista, Sociodrama, Ciência Aberta

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da REVISTA VIVA como periódico de ciência aberta posterior à publicação. Metodologia: Descritiva de encontros on-line, como entrevistas com os autores de dois ou três artigos com maior número de visualizações no site da Revista (plataforma OJS), conduzidas pelo editor de seção e pareceristas; sociodramas em várias etapas para apresentação e discussão dos artigos do exemplar e sociodramas temáticos, com foco nas ressonâncias do sociodrama anterior, de apresentação dos artigos. Resultados: avaliação pelo número de acessos no website da Revista. Conclusão: Essa iniciativa pode ser uma ação motivadora para se implementar a revisão aberta na Revista Brasileira de Psicodrama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Junqueira Fleury

Psicóloga clínica e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Editora da Revista Brasileira Psicodrama. Membro do Conselho Deliberativo da ABEC. Organizadora de livros e autora de capítulos e publicações em revistas científicas brasileiras e internacionais.

Leila Maria Vieira Kim

Pós-Doutorado em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro - Portugal e Educação UNINOVE -SP, Doutora em Psicologia Clínica Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Editora de Seção (Educação) da Revista Brasileira de Psicodrama. Organizadora, editora e autora de livros e artigos nacionais e internacionais.

Referências

CASTRO, Amanda; VIDAL, Gabriela Pereira; SILVEIRA, Bruno da Silva da; OLIVEIRA, Daniela Cardoso de (2020). The SURVIVAL through on-line Sociodrama: Covid19, what do you want to tell me? (preprint submitted to: Revista Brasileira de Psicodrama). EmeRI - Emerging

Research Information. DOI: 10.21452/2318-04982020001. Disponível em: https://preprints.ibict.br/handle/1618034/38. Acesso em: 03 set. 2020.

RODRIGUES, Rosane; COUTINHO, Eduardo Tessari; BARÊA, Janaína Cristina; OLIVEIRA E AGUIAR, Alexandre de. Telepresencial Reprise Theater in COVID-19 times. Revista Brasileira De Psicodrama, v. 28, n. 2, p.142-153, 2020. Disponível em: https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/427. Acesso em: 03 set. 2020.

Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Artigos