Publicação contínua e Licença Creative Commons: avanços operacionais na prática editorial da REMAT com vistas à Ciência Aberta

Autores

Palavras-chave:

Revista de Matemática, Publicação Contínua, Ciência Aberta

Resumo

Neste artigo apresenta-se, em uma perspectiva histórica, a trajetória da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática ao longo do ano de 2020, considerando sua inserção no campo da editoração e divulgação de pesquisa científica, desde 2015. Com algumas ferramentas conceituais da Ciência Aberta, descrevem-se as principais ações desenvolvidas neste período, tais como a revisão dos direitos autorais dos artigos e a adoção de licenças mais flexíveis, a publicação em fluxo contínuo e o cuidado com a atualização de metadados no ato de cada publicação. Com isso, mapeia-se um caminho que permite inscrever a REMAT em um processo ascendente para a abertura dos ciclos de editoração e publicação de pesquisas junto à comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciane Klein Burgiert Padilha

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, integrante do grupo de pesquisa GPMETA – Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações, e bolsista de iniciação científica da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul - Brasil

Licenciada em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestra em Matemática Aplicada (2008) e doutora em Engenharia Química (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante dos grupos de pesquisa GPMETA (Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações) e GPTAI (Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Inovação), e editorachefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Katia Arcaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul - Brasil

Mestre (2009) e doutora (2013) em Matemática Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade de Caxias do Sul (2006), com obtenção de Láurea Acadêmica. Atuou como docente da área de Matemática no curso de Administração da Faculdade dos Imigrantes (FAI) e nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente, integra o corpo docente da área de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), lotada no Campus Caxias do Sul, e atua como Editora Adjunta na REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. Editora da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPMETA (IFRS) – Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações; e GIPEDI (UNISINOS) – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças.

Claus Haetinger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul - Brasil

Bacharel em Matemática (UFRGS, 1990), Mestre em Matemática Pura (UFRGS, 1993), Doutor em Matemática Pura (UFRGS, 2000), Especialista em Gestão Universitária (Univates, 2013), Especialista em Gestão de IES (UCS, 2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (Univates, 2015), Licenciado em Formação Pedagógica em Matemática (Uniasselvi, 2020), cursando Especialização em Tecnologias e Ensino de Matemática (Unisselvi). Atualmente é Professor Visitante junto ao IFRS – Campus Caxias do Sul. Atuou como Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari – Univates entre 1993 e 2019, nos cursos de graduação das dez Engenharias, bem como nos PPGs em Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, e Ensino de Ciências Exatas. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação na UNIVATES (2009-2012). Tem experiência na área de Álgebra NãoComutativa, com ênfase em Teoria de Aneis. Também pesquisa na área de Modelagem Matemática, aplicando-a em questões relacionadas ao meio ambiente. Paralelamente, dedica-se ao Uso de Tecnologias no Ensino de Matemática, bem como às Olimpíadas Matemáticas (foi Coordenador Regional da OBM de 2000 a 2019). É editor convidado da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática e integra o grupo de pesquisa: GPMETA (IFRS) – Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações.

Referências

BOAI. Budapest Open Access Initiative. 14 fev. 2020. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read. Acesso em: 27 ago. 2020.

CANTO, F. L.; MURIEL-TORRADO, E.; PINTO, A. L. Direitos de autor e licenças Creative Commons para periódicos científicos de acesso aberto. In: SILVEIRA, L.; SILVA, F. C. C. (Orgs.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos: tendências e boas práticas. 1. ed.

Florianópolis: BU Publicações/UFSC, Edições do Bosque/UFSC, 2020, p. 81-104. DOI: https://doi.org/10.5007/978-65-87206-08-0.

CIRASELLA, J.; BOWDOIN, S. Just Roll with It? Rolling Volumes vs. Discrete Issues in Open Access Library and Information Science Journals. Journal of Librarianship and Scholarly Communication, v. 1, n. 4, eP1086, 2013. DOI: https://doi.org/10.7710/2162-3309.1086.

CREATIVE COMMONS BR. Sobre. Disponível em: https://br.creativecommons.org/sobre/ Acesso em: 26 ago. 2020.

GULKA, J. A.; SILVEIRA, L. da. Revisão de metadados para consistência de artigos publicados em acesso aberto. RevIU, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/11/10. Acesso em: 28 ago. 2020.

PIMENTA, F. P. et al. O direito de autor no movimento de acesso livre e aberto, um estudo sob a ótica das editoras científicas. Ponto de Acesso, v. 9, n. 3, p. 133-148, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v9i3.15165.

SANTOS, S. M. dos; CALÒ, L. N. Gestão editorial: tendências e desafios na transição para a ciência aberta. In: SILVEIRA, L.; SILVA, F. C. C. (Orgs.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos: tendências e boas práticas. 1. ed. Florianópolis: BU Publicações/UFSC, Edições do

Bosque/UFSC, 2020, p. 17-55. DOI: https://doi.org/10.5007/978-65-87206-08-0.

Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)