Revista Biodiversidade Brasileira: os desafios de um periódico científico brasileiro na esfera pública

Autores

Palavras-chave:

Desafios e soluções, Periódico científico de instituição pública federal, Processo editorial

Resumo

A revista Biodiversidade Brasileira (BioBrasil), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) – lançou sua primeira edição em 2011. Desde então, tem buscado manter-se atualizada diante de inovações tecnológicas e das orientações referentes às boas práticas de periódicos científicos, para alcançar a qualidade necessária a uma publicação científica, sendo um veículo de informação atraente para os pesquisadores e útil para os leitores das diversas esferas. Apesar das dificuldades pelas quais um periódico da administração pública passa, como mudança de governo, falta de recursos e carência de equipe exclusiva para os processos editoriais, apresento a experiência bem-sucedida da BioBrasil e as estratégias utilizadas para alavancar a publicação, tornando-a cada vez mais (re)conhecida, dentro e fora da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Rêgo Mendes, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Brasil

Minicurrículo: Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, pós-doutor em Ecofisiologia Vegetal e Anatomia Ecológica pela Universidade Federal de Pernambuco e em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é coordenadora geral de pesquisa e monitoramento da biodiversidade, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e editora chefe da revista Biodiversidade Brasileira (BioBrasil).

Referências

ARELLANO, Miguel Ángel Márdero et al. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 75-82, 2005. Disponível em: http://www.arquivistica.net Acesso em: 07 set. 2020.

FAGUNDES, Ronnie de Brito, et al. Guia do usuário do OJS 3. Brasília: Ibict, 2018. Disponível em: http://ead.ibict.br/mod/book/view.php?id=377 Acesso em: 07 set. 2020.

ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Decreto n. 10.234, de 11 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10234.htm. Acesso em

set. 2020.

Revista Biodiversidade Brasileira. Site da revista. Disponível em: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/index.php/BioBR. Acesso em: 09 set. 2020.

Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Artigos