A Criação de uma ferramenta para anotação de emoções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.37

Palavras-chave:

Ferramenta WEB, Anotação de textos, JavaScript, Firebase

Resumo

Em problemas que utilizam técnicas de aprendizagem de máquina supervisionado é necessário dispor de conjunto de dados para realização de treinamento e teste dos modelos propostos. Estes dados devem estar anotados com as respostas esperadas (gabaritos) e em muitas situações, humanos participam deste processo de anotação de respostas. Neste trabalho foi proposto uma ferramenta Web colaborativa que facilita os usuários e pesquisadores no processo de anotação de textos, disponibilizando de forma online os textos que devem ser classificados com categorias pré-definidas. O sistema foi implementado em JavaScript, hospedado na plataforma do Firebase e utilizou o banco de dados Cloud Firestore. Esta ferramenta WEB passou por testes de funcionamento e foi utilizada por diversos usuários, possibilitando anotações de emoções em texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Souto Medeiros, Instituto Federal da Paraíba

Alexandre Souto Medeiros é técnico em informática pelo Instituto Federal da Paraíba, Brasil. Seus interesses de pesquisa são na área de robótica e ciências de dados.

André Luiz Firmino Alves, nstituto Federal da Paraíba - Campus Picuí

André Luiz F. Alves é Professor do Instituto Federal da Paraíba e doutorando pela Universidade de Campina Grande, Brasil. Ele possui o MSc. e Bel.  em Ciência da Computação pela Universidade de Campina Grande, Brasil. Seus interesses de pesquisa são Processamento de Linguagem Natural, com ênfase na análise de sentimentos e emoções.

Referências

LIMA, Danielly Rayanne M.; O E SILVA, Raissa Ohana F. ; MEDEIROS, Álvaro Getúlio; ALVES, André Luiz. Análise de Sentimentos em Tweets: um Estudo de Caso sobre os cortes de orçamentos nas IFEs. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 7. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 25-28. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2020.11064.

KHATTAK, Faiza Khan, JEBLEE, Serena, POU-PROM, Chloé, ABDALLA, Mohamed, MEANEY, Christopher, RUDZICZ, Frank. A survey of word embeddings for clinical text. Journal of Biomedical Informatics: X,Volume 4, 2019. DOI: 10.1016/j.yjbinx.2019.100057

PANG, Bo, LEE, Lillian, Opinion Mining and Sentiment Analysis, Foundations and Trends in Information Retrieval, Vol 2, Issue 2, 1–135, 2008. DOI: https://doi.org/10.1561/1500000011

Publicado

2021-09-22

Edição

Seção

Artigos