Revista AtoZ podcast
ação de extensão para comunicação e divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.42Palavras-chave:
Podcast, Comunicação científica, Divulgação científicaResumo
O movimento de ciência aberta desafia periódicos científicos na aplicação de práticas que tornem o processo científico transparente e possibilite acesso ao conhecimento gerado de forma igualitária. Descreve o podcast Revista AtoZ, vinculado à revista ‘AtoZ - novas práticas em informação e conhecimento’ -- ação desenvolvida para ampliar os meios de comunicação e de divulgação científica do periódico, como parte do projeto de extensão ‘Ciência Aberta e a Gestão da Informação Científica’. Apresenta procedimentos e ferramentas para planejamento, gravação, edição e veiculação do podcast. Reconhece o potencial educativo de comunicação e divulgação científica do podcast, como possibilitador de acesso equitativo ao processo científico do periódico e ao programa de pós-graduação ao qual está vinculado.
Downloads
Referências
ANCHOR. Disponível em: https://anchor.fm/. Acesso em: 1 jul. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS (ABPod). "Pod Pesquisa": 2020-2021: produtores. ABPoD: [s.l.], 2021. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
AUDACITY 3.0.3. Disponível em: https://www.audacityteam.org/download. Acesso em: 1 jul. 2021.
FOCO e escopo. "AtoZ": novas práticas em informação e conhecimento, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 28 jul. 2021.
HARRIS, Howard; PARK, Sungmin. Educational usages of podcasting. "British Journal of Educational Technology", v. 39, n. 3, p. 548–551, 1 maio 2008. DOI 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x. Disponível em: https://bera-journals-onlinelibrary-wiley.ez22.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x. Acesso em: 29 jul. 2021.
HUSEIN, Sebastian; SAIVE, Rebecca; JORDAN, Michelle; BERTONI, Mariana I. Podcasts: An under-utilized form of science communication. In: IEEE PHOTOVOLTAIC SPECIALISTS CONFERENCE, 46., 2019, Chicago. "Anais eletrônicos"... Chicago: IEEE, 2019, p 2464-2466. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8980967. Acesso em: 29 jul. 2021.
McCLUNG, Steven; JOHNSON, Kristine. Examining the Motives of Podcast Users. "Journal of Radio & Audio Media", v. 17, n. 1, p. 82–95, 6 maio 2010. DOI 10.1080/19376521003719391. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19376521003719391. Acesso em: 29 jul. 2021.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; ANDREA, Gabriela de Souza D. Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação. "AtoZ": novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n. 2, p. 139–147, 30 nov. 2020. DOI 10.5380/atoz.v9i2.75860. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/75860. Acesso em: 29 jul. 2021.
WONDERSHARE FILMORA 9.5.0.21. Disponível em: https://filmora.wondershare.com.br/download-filmora-windows.html. Acesso em: 1 jul. 2021.