Marketing e Engajamento Científico no Instagram da Revista AtoZ - novas práticas em informação e conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.43

Palavras-chave:

Marketing Científico, Mídias Sociais, Instagram

Resumo

Resumo: A revista AtoZ – novas práticas em informação e conhecimento se propõe a contribuir, oportunizar e dar visibilidade aos jovens pesquisadores que, normalmente, encontram dificuldades em publicar seus primeiros artigos científicos. Como chegar a este público por meio das mídias sociais? Pergunta que mobilizou a ideia deste artigo que apresenta um relato de experiência sobre as ações de marketing científico no Instagram. A revista AtoZ em fluxo contínuo do curso de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná. O plano de marketing da revista tem três estratégias de destaques: crescimento da visibilidade da pesquisa, criação de conteúdo jovial e interação com engajamento dos distintos perfis da revista. Descreve as ações realizadas no Instagram durante o mês de junho de 2021 e analisa das métricas fornecidas pela própria plataforma no período mencionado. Conclui que há um considerável crescimento no sucesso das publicações e na interação, aplicando as táticas do plano de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenifer Daiane Grieger, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e mestra em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Consultoria, bacharela em Administração.  Atua como Editora de Marketing Científico na Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.

Maria do Carmo Duarte Freitas , Universidade Federal do Paraná

Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016). Vice-coordenadora do PPG em Gestão da Informação e atua também no PPG em Engenharia Civil, ambos da Universidade Federal do Paraná. Editora-chefe na Revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento.

Maria Carolina Bianchi de Avis Neves, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná, graduada em Marketing e MBA em Gestão Executiva e Empresarial. Professora na instituição Uninter e profissional de Marketing certificada pelo Google. Editora de Marketing científico na Revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento

Referências

Referências

ARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 7–22, 2018.

ARAÚJO, R. F. DE. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: Da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 20, n. 3, p. 67–84, 2015.

BOMFÁ, C. R. Z. Modelo para gestão de periódicos científicos eletrônicos com foco na promoção da visibilidade. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. 2009.

BOMFÁ, C. R. Z.; FREITAS, M. C. D.; SILVA, L.; BÓSNIA, A. Marketing científico eletrônico: um novo conceito voltado para periódicos eletrônicos. Estudos em Comunicação, n. 5, maio, 2009.

COSTA, L. F. et al. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 338-358, set. 2016. ISSN 1414-0594.

RANGINWALA, S. & TOWBIN, A.J. Use of social media in radiology education. Journal of the American College of Radiology, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2018.

SHAFER, S. et al. Instagram as a Vehicle for Education: What Radiology Educators Need to Know. Academic Radiology, v. 25, n.6, p. 819–822, 2018.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos