Desdobramentos editoriais do índice h como critério avaliativo

impulsionamento de artigos à luz da ética da ciência aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.47

Palavras-chave:

índice h, impulsionamento, ciência aberta

Resumo

O conhecimento qualitativamente aprofundado como bem público e de fácil acesso é o pano de fundo de todos aqueles engajados com a ciência aberta. A consolidação do índice h como critério avaliativo fundamental exige que os editores equilibrem as novas exigências de visibilidade com a rotina editorial. Neste sentido, seguindo as orientações do estado da arte, esta pesquisa avaliou procedimentos de impulsionamento de citações. Percebeu-se que quanto mais um periódico fosse orientado pela ciência aberta maior seria a possibilidade de elevar o número de citações recebidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Lenard Alves, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás. Editor Júnior na História Revista.

Referências

ALBAGLI, S. Ciência Aberta: movimento de movimentos. In: SHINTAKU, M.; SALES, L. (org.) Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. p. 15-20.

MACHADO, J. Dados abertos e ciência aberta. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H (org.) Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 201-228

KANT, Immanuel. Resposta à questão: o que é Esclarecimento? Trad. Márcio Pugliesi. Cognitio, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION (OKF). Open Science Working Group. Disponível em: http://science.okfn.org/#sthash.ZOMzf8Fg.dpuf. Acesso em: 20 jul 2021.

SÁNCHEZ, G. A. F; GÓMEZ, I.. Developing effective publication strategies to raise Research Visibility, Impact and Citations. In: 16th EAHIL Conference. Cardiff, Reino Unido, 2018. [Anais] Cardiff: UH, 2018. Disponível em: https://uhra.herts.ac.uk/handle/2299/20310?show=full. Acesso em: 20 jul 2021.

EBRAHIM, N.; SALEHI, H.; EMBI, M.; TANHA, F. ; GHOLIZADEH, H.; MOTAHAR, S. Visibility and Citation Impact. International Education Studies, v. 7, p. 120-125, 2014.

EBRAHIM, N.; GHOLIZADEH, H.; LUGMAYR, A. Maximized Research Impact: An Effective Strategies for Increasing Citations. Managing and Leading Creative Universities. Foundations of Successful Science Management: A Hands-On Guide for (Future) Academics. Tampere, Finland: International Ambient Media Association (iAMEA), 2017.

PIWOWAR, H. A.; DAY, R.S.; FRIDSMA, D.B. Sharing Detailed Research Data Is Associated with Increased Citation Rate. PLoS ONE 2, n. 3, e308, 2007.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

ABEC MEETING 2024

Artigos Semelhantes

1-10 de 65

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.