Submissions

Login or Register to make a submission.

Author Guidelines

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é do(s) autor(es), ou seja, a ABEC Brasil não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdo. 

Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar quaisquer conflitos de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

As submissões somente serão consideradas para avaliação se, antes do envio, estiverem inseridas no template fornecido no link: https://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/template

No ato do envio da submissão, deve-se escolher a sessão do trabalho entre os temas:

(1) Sustentabilidade e ética na publicação científica

(2) IA na editoria científica

(3) Desafios na divulgação de periódicos

(4) Ciência Aberta

(5) Temas diversos.

No ato do envio da submissão, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma com seus respectivos metadados inseridos. Importa destacar que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. 

Além do preenchimento dos metadados com as informações acima mencionadas, é necessário incluir a autoria e demais informações solicitadas, de identificação dos autores, no texto, pois a avaliação é aberta.

É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor ao final do texto. Adota-se o sistema de especificação CRediT, que considera  diferentes papéis de autoria ou contribuições que devem ser informados: Conceituação, Metodologia, Investigação, Análise Formal, Curadoria de Dados, Obtenção de Financiamento, Supervisão, Escrita, Revisão Crítica, Aprovação final.

Os textos devem conter resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências. O arquivo deve ter a extensão mínima de 4 (quatro) e máxima de 6 (seis) páginas.

Os resumos, em português, inglês e espanhol, devem ser escrito em parágrafo único, justificado, em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. A extensão deve ter no mínimo 100 e no máximo 120 palavras. São acompanhados de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas.

Os textos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 11, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Serão permitidas duas ilustrações.

As notas de rodapé devem ser usadas, somente quando estritamente necessárias para algum esclarecimento. Seus textos devem ser sucintos, corpo tamanho 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Para citação literal menor que três linhas, colocar entre aspas: “[...] o valor à vida; a dignidade humana; a não violência; e a solidariedade social” (FERREIRA, 2019, p. 31).  No caso de citação maior que três linhas, utilizar recuo de 4cm, espaço simples e fonte tamanho 10. Para supressões utiliza-se reticências entre colchetes.

As referências, apenas as mencionadas no texto, devem seguir as normas da ABNT NBR 6023 (2018) e estarem inseridas ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço entre linhas simples, e um “enter” separando cada referência. Não utilizar travessão, deve-se repetir o nome do autor. Utilizar negrito ao invés de itálico.

 

Exemplos:

  • Livro

SOBRENOME, Nomes; SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

  • Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-xx.

  • Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, v. x, n. x, p. xx-xx, ano. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

  • Tese e dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese: subtítulo. Tese (Doutorado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

SOBRENOME, Nomes. Título da dissertação: subtítulo. Tese (Doutorado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

  • Trabalho apresentado em congresso

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano, Cidade. Anais [...]. Cidade, Editor, ano. p. xx-xx. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

Entrevista

SOBRENOME, Nomes. Entrevista concedida a XXXXXXXXXX. Cidade, dia mês ano.

Submission Preparation Checklist

All submissions must meet the following requirements.

  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.