O PROCESSO DE INDEXAÇÃO PARA A VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO DO PERIÓDICO: O CASO DA REVISTA ON LINE DE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (RPGE)
Palavras-chave:
Divulgação científica, Qualificação, IndexaçãoResumo
A exigência atual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o Documento de Área de Educação, o qual traz os critérios de avaliação Qualis, faz com que os periódicos busquem pelas indexações cada vez mais. Essa prática contribui para que os periódicos possam se qualificar e alcançar a aprovação nas bases com o objetivo de se internacionalizem e alcancem visibilidade, bem como aumentar o seu fator de impacto. Para isso, a indexação dos periódicos é fundamental. Nesse sentido, os indexadores são critérios para que os periódicos sejam avaliados nas bases, diretórios, bibliotecas, divulgadores e, entre outros. Essa prática contribui no processo de avaliação e, para além isso, alcançar qualidade e estar no estrato Qualis/CAPES. Portanto, se torna importante uma gestão eficaz e uma equipe editorial engajada em todo o processo, bem como os autores sejam informados de todos os processos e exigências para à publicação do manuscrito. Este relato de experiência, utilizou-se das práticas e dados empíricos, e algumas publicações de pesquisadores da área para embasar ideias que regem as questões de indexação - a partir da realidade histórica do periódico “Revista online de Política e Gestão Educacional” - RPGE. Com isso, a indexação é parte de um processo fundamental e importante para que a revista possa alcançar maior visibilidade e qualificação nacional e internacional.
Downloads
Referências
BIBENG. Indexação de periódicos em bases de dados. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibeng/wp-content/uploads/2016/04/Indexa%C3%A7%C3%A3o-de-Peri%C3%B3dicos.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018.
REVISTA ONLINE DE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL. Indexações, Bases de Dados, Associações, Bibliotecas. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/editorialPolicies#custom-0. Acesso em: 29 jun. 2019.
SANTOS CRUZ, José Anderson; SANTOS, Gildenir Carolino; BIZELLI, José Luís. Fatores de qualificação e boas práticas nos periódicos brasileiros em educação: indexação versus fator de impacto. In: SANTOS, Gildenir Carolino; MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia. Ciência
aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa. Campinas, SP: Ed. NE-SBU, 2019. 352 p. (Coleção SBU). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/978-85-85783-98-3. Acesso em: 20 ago. 2019.
SANTOS, Gildenir Carolino. Fontes de indexação para periódicos científicos. Campinas, SP: E-Color, 2011.
SANTOS, Gildenir Carolino; XAVIER, Isabela Doraci C. M. Fontes de indexação importantes para a pesquisa. Blog PPEC, Campinas, v. 2, n. 2, fev. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/03/02/indexacao. Acesso em: 12 set.