O PROCESSO DE INDEXAÇÃO PARA A VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO DO PERIÓDICO: O CASO DA REVISTA ON LINE DE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (RPGE)

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica, Qualificação, Indexação

Resumo

A exigência atual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o Documento de Área de Educação, o qual traz os critérios de avaliação Qualis, faz com que os periódicos busquem pelas indexações cada vez mais. Essa prática contribui para que os periódicos possam se qualificar e alcançar a aprovação nas bases com o objetivo de se internacionalizem e alcancem visibilidade, bem como aumentar o seu fator de impacto. Para isso, a indexação dos periódicos é fundamental. Nesse sentido, os indexadores são critérios para que os periódicos sejam avaliados nas bases, diretórios, bibliotecas, divulgadores e, entre outros. Essa prática contribui no processo de avaliação e, para além isso, alcançar qualidade e estar no estrato Qualis/CAPES. Portanto, se torna importante uma gestão eficaz e uma equipe editorial engajada em todo o processo, bem como os autores sejam informados de todos os processos e exigências para à publicação do manuscrito. Este relato de experiência, utilizou-se das práticas e dados empíricos, e algumas publicações de pesquisadores da área para embasar ideias que regem as questões de indexação - a partir da realidade histórica do periódico “Revista online de Política e Gestão Educacional” - RPGE. Com isso, a indexação é parte de um processo fundamental e importante para que a revista possa alcançar maior visibilidade e qualificação nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES/DS. Editor Adjunto e Executivo. Assessoria Técnica para periódicos da Educação. Professor Bolsista FAAC/Unesp pelo Departamento de Ciências Humanas.

José Luís Bizelli, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Professor Adjunto no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador FEPAE – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação – Nacional. Editor na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação – RIAEE.

Sebastião de Souza Lemes, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP – Brasil. Professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar. Coordenador FEPAE – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação – Sudeste. Editor da Revista online de Política e Gestão Educacional.

Referências

BIBENG. Indexação de periódicos em bases de dados. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibeng/wp-content/uploads/2016/04/Indexa%C3%A7%C3%A3o-de-Peri%C3%B3dicos.pdf. Acesso em: 06 fev. 2018.

REVISTA ONLINE DE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL. Indexações, Bases de Dados, Associações, Bibliotecas. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/editorialPolicies#custom-0. Acesso em: 29 jun. 2019.

SANTOS CRUZ, José Anderson; SANTOS, Gildenir Carolino; BIZELLI, José Luís. Fatores de qualificação e boas práticas nos periódicos brasileiros em educação: indexação versus fator de impacto. In: SANTOS, Gildenir Carolino; MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia. Ciência

aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa. Campinas, SP: Ed. NE-SBU, 2019. 352 p. (Coleção SBU). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/978-85-85783-98-3. Acesso em: 20 ago. 2019.

SANTOS, Gildenir Carolino. Fontes de indexação para periódicos científicos. Campinas, SP: E-Color, 2011.

SANTOS, Gildenir Carolino; XAVIER, Isabela Doraci C. M. Fontes de indexação importantes para a pesquisa. Blog PPEC, Campinas, v. 2, n. 2, fev. 2018. ISSN 2526-9429. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2018/03/02/indexacao. Acesso em: 12 set.

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.