Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está formatado de acordo com o template disponibilizado. E as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento ou na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é do(s) autor(es), ou seja, a ABEC Brasil não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos. 

Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar quaisquer conflitos de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, o código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

As submissões somente serão consideradas para avaliação se, antes do envio, estiverem inseridas no template fornecido no link: https://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/issue/view/5

No ato do envio da submissão, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma com seus respectivos metadados inseridos. Importa destacar que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do Lattes (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. 

Além do preenchimento dos metadados com as informações acima mencionadas, é necessário incluir a autoria e demais informações solicitadas para identificação dos autores no texto, pois a avaliação é aberta.

É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor ao final do texto. Adota-se o sistema de especificação CRediT, que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições que podem ser informados: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização etc.

Os textos devem conter Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Considerações finais e Referências. O arquivo deve ter a extensão mínima de 4 (quatro) e máxima de 6 (seis) páginas, incluindo todos os itens descritos no template.

Os resumos, em português, inglês e espanhol, devem ser escritos em parágrafo único, justificado, em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. A extensão deve ter no mínimo 100 e no máximo 120 palavras. Devem ser acompanhados de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas.

Os textos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão .doc, em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, e margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm.

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessárias para algum esclarecimento e seus textos devem ser sucintos, com corpo tamanho 10, alinhamento à esquerda e espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

As citações literais menores que três linhas devem ser colocadas entre aspas: “[...] o valor à vida; a dignidade humana; a não violência; e a solidariedade social” (FERREIRA, 2019, p. 31).  No caso de citação maior que três linhas, utilizar recuo de 4cm, espaçamento simples e fonte tamanho 10. Para supressões utilizam-se reticências entre colchetes.

As referências, apenas as mencionadas no texto, devem seguir as normas da ABNT e estar inseridas ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço entre linhas simples, separadas entre si por uma linha em branco simples. Não utilizar sublinhado, deve-se repetir o nome do autor em cada referência. Utilizar itálico em vez de negrito.

 

Exemplos:

  • Livro

SOBRENOME, Nomes; SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. 1 ed. Cidade: Editora, ano.

  • Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. 1 ed. Cidade: Editora, ano. p. xx-xx.

  • Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, v. x, n. x, p. xx-xx, ano. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

  • Tese e dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese: subtítulo. Tese (Doutorado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

SOBRENOME, Nomes. Título da dissertação: subtítulo. Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

  • Trabalho apresentado em congresso

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho: subtítulo. In: Nome do evento, ano, Cidade. Anais do nome do evento. Cidade, ano. p. xx-xx. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

  • Entrevista não publicada

SOBRENOME, Nomes. Entrevista concedida a XXXXXXXXXX. Cidade, dia mês ano.

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