Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está formatado de acordo com o template disponibilizado. E as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento ou na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é do(s) autor(es), ou seja, a ABEC Brasil não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdo. 

Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar quaisquer conflitos de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

As submissões somente serão consideradas para avaliação se, antes do envio, estiverem inseridas no template fornecido no link: https://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/template

No ato do envio da submissão, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma com seus respectivos metadados inseridos. Importa destacar que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo. 

Além do preenchimento dos metadados com as informações acima mencionadas, é necessário incluir a autoria e demais informações solicitadas, de identificação dos autores, no texto, pois a avaliação é aberta.

É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor ao final do texto. Adota-se o sistema de especificação CRediT, que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições que podem ser informados: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização etc.

Os textos devem conter resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências. O arquivo deve ter a extensão mínima de 4 (quatro) e máxima de 6 (seis) páginas.

Os resumos, em português, inglês e espanhol, devem ser escrito em parágrafo único, justificado, em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. A extensão deve ter no mínimo 100 e no máximo 120 palavras. São acompanhados de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas.

Os textos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 11, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Serão permitidas duas ilustrações.

As notas de rodapé devem ser usadas, somente quando estritamente necessárias para algum esclarecimento. Seus textos devem ser sucintos, corpo tamanho 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Para citação literal menor que três linhas, colocar entre aspas: “[...] o valor à vida; a dignidade humana; a não violência; e a solidariedade social” (FERREIRA, 2019, p. 31).  No caso de citação maior que três linhas, utilizar recuo de 4cm, espaço simples e fonte tamanho 10. Para supressões utiliza-se reticências entre colchetes.

As referências, apenas as mencionadas no texto, devem seguir as normas da ABNT NBR 6023 (2018) e estarem inseridas ao final do texto, em ordem alfabética, com espaço entre linhas simples, e um “enter” separando cada referência. Não utilizar travessão, deve-se repetir o nome do autor. Utilizar negrito ao invés de itálico.

 

Exemplos:

  • Livro

SOBRENOME, Nomes; SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

  • Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-xx.

  • Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, v. x, n. x, p. xx-xx, ano. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

  • Tese e dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese: subtítulo. Tese (Doutorado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

SOBRENOME, Nomes. Título da dissertação: subtítulo. Tese (Doutorado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em XXXXXX, Universidade XXXXXXXX, Cidade, ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

  • Trabalho apresentado em congresso

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano, Cidade. Anais [...]. Cidade, Editor, ano. p. xx-xx. Disponível em: link.  Acesso em: dia mês ano.

Entrevista

SOBRENOME, Nomes. Entrevista concedida a XXXXXXXXXX. Cidade, dia mês ano.

ABEC MEETING 2024

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.