REVISTA RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA E AS REDES SOCIAIS

Autores

  • Bruna Brasil Seixas Bruno Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Marilene Augusta Rocha Crispino Santos
  • Clemax Couto Sant’Anna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Garcia Alves Galvão
  • Leonardo Santos Martes Sociedade Brasileira de Pediatria

Palavras-chave:

Residência Pediátrica, Pediatria, Periódico Científico, Revista eletrônica

Resumo

A revista Residência Pediátrica (RP)* é uma publicação eletrônica quadrimestral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), online desde 2011, destinada aos médicos residentes da área de pediatria e afins, visando contribuir para a formação acadêmica dos residentes e incentivando- -os a uma participação ativa na produção científica. Esse artigo objetivou apresentar um histórico sobre a RP, bem como investigar os periódicos nacionais e internacionais relacionados à pediatria e inseridos na plataforma CAPES quanto ao uso de redes sociais como o Facebook, Instagram e Linkedin. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foram identificados 75 periódicos. O acesso a cada um deles mostrou que apenas 10 (13,5%) deles ingressaram em pelo menos uma rede social e possuíam: Twitter (n=10), Facebook,(n=8), Instagram (n=2) e Linkedin (n=1). Apenas a RP possuía as várias redes sociais estudadas. A RP tem se pautado na preocupação em oferecer educação médica continuada, em consonância com as diretrizes preconizadas pela SBP e voltada para o exercício da prática pediátrica em nosso país considerando os diferentes aspectos regionais e suas peculiaridades. O foco é o residente e o pediatra que defende os direitos, a segurança, a qualidade de vida e a saúde das crianças e adolescentes brasileiros. Verificamos que ainda é insuficiente o número de revistas da área de conhecimento de pediatria do CAPES, que possuem redes sociais, apesar do crescente número de usuários que ingressam nas redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Brasil Seixas Bruno, Sociedade Brasileira de Pediatria

Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá.

Marilene Augusta Rocha Crispino Santos

Doutora em Medicina (Pesquisa Clínica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Clemax Couto Sant’Anna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Marcia Garcia Alves Galvão

Doutora em Medicina (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leonardo Santos Martes, Sociedade Brasileira de Pediatria

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Pós-graduação em Comunicação Empresarial pelo Instituto A vez do Mestre (AVM)/Universidade Cândido Mendes.

Referências

BOMFA, C. R. Z.; CASTRO, J. E. E. Desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital: o caso da Revista Produção Online. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 39-48, ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ar ttext&pid=S0100 -

-19652004000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso: em 30 mai. 2019.

CHARLESWORTH, A. Revolução Digital. São Paulo: Editora Publifolha, 2010. 72 p.

CLEMENT, J. Most popular social networks worldwide as of April 2019, ranked by number of active users (in millions). Statista, 2019. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/>. Acesso em: 10 maio 2019

HIRSCH, J. A. et al. JNIS podcasts: the early part of our journey. Journal of Neuro Interventional Surgery, v. 19, n. 2, p. 211-214, 2017. BMJ. DOI: http://dx.doi.org/ 10.1136/neurintsurg-2015--012170.

SOUZA, U. de J.; CAMILO, G.; CARMO, R. C. do; SILVA, E. V. da. o uso das redes sociais pelos periódicos brasileiros de biblioteconomia e ciência da informação. Revista ACB: Biblioteconomia em

Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 584-591, set./dez., 2015. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1101>. Acesso em: 14 jun 2019.

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos