Implementação de visual abstract nos artigos publicados na HU Revista

informe de experiencia

Autores

  • Luciana de Sousa Santos Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - Hospital Universitário - Juiz de Fora (MG) - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.146

Palavras-chave:

Mídias sociais, Resumos, Comunicação e divulgação científica

Resumo

Em 2021, a HU Revista implementou o visual abstract para alguns dos artigos publicados no periódico. Sendo o visual abstract uma forma resumida e visual de apresentar os métodos e os resultados de um artigo científico, facilitando, assim, a sua divulgação. Tal iniciativa se deu para aumentar o alcance da divulgação científica por meio das mídias sociais da HU Revista. Este trabalho objetiva relatar a implementação do visual abstract como ferramenta de divulgação, mostrando quando e como se deu a concepção, qual o layout e qual o fluxo de trabalho atual para desenvolvimento de visual abstract. Além disso, o trabalho explicita a importância das mídias sociais para divulgação dos periódicos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

IBRAHIM, A. M. Seeing is believing: using visual abstracts to disseminate scientific research. American Journal of Gastroenterology, v. 113, set. 2017, p. 1-3.

MOURA NETO, J. A.; RIELLA, M. C. Visual abstracts: uma forma inovadora de divulgar informação científica. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 42, n. 3, jul./set. 2020, p. 357-360. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbn/a/4kqVkwSqkgFTbdC9VgThvnP/?lang=pt. Acesso em: jun. 2022.

PINHEIRO, B. O poder das mídias sociais não pode ser ignorado pelas empresas. Be.academy, 4 fev. 2020. Disponível em: https://www.beacademy.com.br/o-poder-das-midias-sociais-nao-pode-ser-ignorado pelasempresas/. Acesso em juho. 2022.

RAMOS, E.; CONCEPCION, B. P. Visual abstracts: redesigning the landscape of research dissemination. Seminars in Nefrology, v, 40, n. 3, maio 2020, p. 291-297. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32560778/. Acesso em: jun. 2022.

SILVA, A. S. R.; FERREIRA, S. C. Construção e validação de tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros. HU Revista, Juiz de Fora, v. 47, 2021, p. 1-8. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/32594. Acesso em: jun. 2022.

THIEL, C. Branding digital: como definir a identidade da marca. [s. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Como-Definir-Identidade-Marca-profissionais-ebook/Acesso em: jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. HU Revista. Sobre a Revista. [2020]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/about. Acesso em: jun. 2022.

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos