Contextualizando a RBMFC no cenário da pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.152Palavras-chave:
educação de pós-graduação, publicações periódicas como assunto, BrasilResumo
O objetivo deste estudo foi demonstrar como descrever a contribuição dos programas de pós-graduação brasileiros (PPG) para uma revista científica, com base em dados oficiais. Entre os 184 artigos do PPG no quadriênio 2017–2020 para a Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC), 62% vieram da área de Saúde Coletiva; 40% de programas profissionais; 61% e 27% do Sudeste e do Sul (excluindo programas de rede). Encontramos uma participação expressiva dos PPG na RBMFC e uma concentração compreensível, mas preocupante, nas regiões Sudeste e Sul. O código de análise é aberto e pode ser adaptado a outras revistas.
Downloads
Referências
AMORIM, K. M. DE O. et al. Evaluation Systems of Scientific Journals in Latin America. Em: ALPERÍN, J. P.; FISCHMAN, G. (Eds.). Made in Latin America: open access, scholarly journals, and regional innovations. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2015. p. 61–74.
BARATA, R. DE C. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, 11 ago. 2016.
BEIGEL, F. et al. OLIVA: una mirada transversal a la producción científica indexada en América Latina. Diversidad disciplinar, colaboración institucional y multilingüismo en SciELO y Redalyc. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2653/version/2808>. Acesso em: 17 ago. 2021.
BIREME. Critérios de seleção e permanência de periódicos LILACS Brasil (2021). Disponível em: <https://lilacs.bvsalud.org/periodicos-lilacs/criterios-de-selecao-e-permanencia-de-periodicos-lilacs-brasil-2021/>. Acesso em: 20 ago. 2022.
BOAS, R. F. F.; CAMPOS, F. DE F.; AMARO, B. Análise dos critérios formais de qualidade editorial: a política de classificação de periódicos científicos a partir do Qualis Periódicos. Informação & Informação, v. 26, n. 1, p. 28–52, 31 mar. 2021.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO. Cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, Ano Base 2017. Dados Abertos CAPES, 10 jan. 2022a. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-no-brasil/resource/bb5c1258-cba1-4a7d-a8a4-52bd07256059>. Acesso em: 16 ago. 2022
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO. Cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, Ano Base 2018. Dados Abertos CAPES, 10 jan. 2022b. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-no-brasil/resource/9f811690-bce0-4ce3-acda-1870ce4fc87c>. Acesso em: 16 ago. 2022
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO. Cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, Ano Base 2019. Dados Abertos CAPES, 10 jan. 2022c. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-no-brasil/resource/5694418c-20bc-4b55-8154-22b60d8a13c2>. Acesso em: 16 ago. 2022
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO. Cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, Ano Base 2020. Dados Abertos CAPES, 10 jan. 2022d. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-no-brasil/resource/21736daf-9469-43d9-b552-3d58ac37136d>. Acesso em: 16 ago. 2022
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO. Detalhes da Produção Intelectual Bibliográfica de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, Ano Base 2017 a 2020, Subtipo Artigo em Periódico. Dados Abertos CAPES, 10 ago. 2022e. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-detalhes-da-producao-intelectual-bibliografica-de-programas-de-pos-graduacao/resource/6646b204-8db4-4e41-b59f-f24f87eed6e4>. Acesso em: 16 ago. 2022
CROSS, D.; THOMSON, S.; SINCLAIR, A. Research in Brazil: a report for CAPES by Clarivate Analytics. [s.l.] Clarivate Analytics, 2018.
FISCHMAN, G. E.; ALPERIN, J. P.; WILLINSKY, J. Visibility and Quality in Spanish-Language Latin American Scholarly Publishing. Information Technologies & International Development, v. 6, n. 4, p. 1–21, 9 dez. 2010.
FONTENELLE, L. F. et al. Postgraduate education among family and community physicians in Brazil: the Trajetórias MFC project. Family Medicine and Community Health, v. 8, n. 3, p. e000321, 1 set. 2020.
FONTENELLE, L. F. et al. In which journals do family and community physicians in Brazil publish? the Trajetórias MFC project. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 16, n. 43, p. 2589, 5 abr. 2021.
FONTENELLE, L. F. Contextualizing RBMFC in the Brazilian postgraduate education scenario. VitóriaZenodo, , 24 ago. 2022. Disponível em: <https://zenodo.org/record/7019667>. Acesso em: 24 ago. 2022
KELLNER, A. W. A. The Qualis system: a perspective from a multidisciplinary journal. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 89, n. 3, p. 1339–1342, set. 2017.
MCMANUS, C.; BAETA NEVES, A. A. Funding research in Brazil. Scientometrics, v. 126, n. 1, p. 801–823, 1 jan. 2021.
OECD. Reviews of National Policies for Education Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil. [s.l.] OECD Publishing, 2018.
PAZ ENRIQUE, L. E.; PERALTA GONZÁLEZ, M. J.; HERNÁNDEZ ALFONSO, E. A. Estudio bibliométrico de la Revista Centro Agrícola, Cuba. e-Ciencias de la Información, v. 6, n. 2, p. 1, 30 jun. 2016.
R CORE TEAM. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2022.
ROZEMBLUM, C. et al. Calidad editorial y calidad científica en los parámetros para inclusión de revistas científicas en bases de datos en Acceso Abierto y comerciales. Palabra Clave (La Plata), v. 4, n. 2, p. 64–80, 30 abr. 2015.
SCANFF, A. et al. A survey of biomedical journals to detect editorial bias and nepotistic behavior. PLOS Biology, v. 19, n. 11, p. e3001133, 23 nov. 2021.
SOARES, G. F. Sistema de autoavaliação de aplicado a programas de mestrado em rede. Dissertação (mestrado)—Aparecida de Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 23 mar. 2018.