Desafios de um periódico científico de uma universidade comunitária: análise da endogenia na produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.191

Palavras-chave:

endogenia acadêmica, periódicos científicos, universidade comunitária

Resumo

A endogenia nas publicações científicas desacelera o progresso científico e a RIPS a caracterizou  para discutir projeções de aperfeiçoamento. Trata-se de estudo descritivo que avaliou artigos publicados  (2018 a 2022), tabulando os dados de acordo com a Unidade da Federação (UF). A taxa ideal de endogenia  adotada foi de 20%. Amostra (n= 128) abrangeu Artigos Originais (n= 77), Artigos de Revisão (n= 37), Estudos  de Caso (n= 12) e Comunicação Rápida (n= 2), sendo os artigos oriundos do RS (n= 67), PR (n= 16); SP (n= 9); PE (n=7); MG (n= 7) e demais UFs (n= 22). A taxa de endogenia se encontra acima do ponto de corte ideal (51%) e respalda a adoção de maior colaboração interinstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTBACH, G. Philip; YUDKEVICH, Maria; RUMBLEY, Laura E. Academic inbreeding: local challenge, global problem. Asia Pacific Education Review, v. 16, n. 3, p. 317-330, 2015.

BARBOSA, Edmery Tavares et al. Relação entre endogenia e a avaliação capes dos programas de pós-graduação em ciências contábeis no Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 12, n. 2, p. 169-185, abr./jun. 2018.

BENCHIMOL, Jaime L.; CERQUEIRA, Roberta C.; PAPI, Camilo. Challenges to the publishers of humanities in scientific journalism and social networks: reflections and experiences. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 347-364, 2014.

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; DALMOLIN, Bernadete Maria. As universidades comunitárias e a emergência de mercados na educação superior: entre a pressão da competição e o diferencial dos valores acadêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2014.

BRASIL. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). 3. ed. Brasília, DF: MS, 2006.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 1, p. 163–177, 2000.

HASENCLEVER, Lia et al. Desenvolvimento local/regional: uma análise da produção científica no período 2013-2016. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 18, n. 51, p. 221-243, 2022.

HORTA, Hugo. Deepening our understanding of academic inbreeding effects on research information exchange and scientific output: new insights for academic based research. Higher education, v. 65, n.4, p. 487-510, 2013.

HORTA, Hugo; VELOSO, Francisco M.; GREDIAGA, Rócio. Navel gazing: Academic inbreeding and scientific productivity. Management Science, v. 56, n. 3, p. 414-429, 2010.

HORTA, Hugo; YUDKEVICH, Maria. The role of academic inbreeding in developing higher education systems: challenges and possible solutions. Technological Forecasting and Social Change, v. 113, p. 363-372, 2016.

PELEGRINI, Tatiane; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Endogenia acadêmica: insights sobre a pesquisa brasileira. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 50, n. 4, p. 573–610, out. 2020.

ROYAL SOCIETY. 2011. Knowledge, networks and nations: Global scientific collaboration in the 21st century. London: The Royal Society. Disponível em <https://royalsociety.org/policy/projects/knowledge-networks-nations/report/>. Acesso em: 28 set. 2023.

SCIELO BRASIL. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos. São Paulo: Scielo Brasil, maio 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

SCHMIDT, João Pedro. Mercantilização da educação superior: o campo dos negócios e o papel das IES públicas e comunitárias. Revista Textual, v. 2, n. 20, p. 22-28, jun./nov. 2014.

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA‐CHALCO, Jesús Pascual. Scholarly publication and collaboration in Brazil: The role of geography. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 1, p. 243-258, 2017.

TAVARES, Orlanda et al. Academic inbreeding in the Portuguese academia. Higher Education, v. 69, n. 6, p. 991-1006, 2015.

TAVARES, Orlanda; LANÇA, Vasco; AMARAL, Alberto. Academic inbreeding in Portugal: Does insularity play a role?. Higher Education Policy, v. 30, n. 3, p. 381-399,

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos