Desafios de um periódico científico de uma universidade comunitária: análise da endogenia na produção científica
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.191Palavras-chave:
endogenia acadêmica, periódicos científicos, universidade comunitáriaResumo
A endogenia nas publicações científicas desacelera o progresso científico e a RIPS a caracterizou para discutir projeções de aperfeiçoamento. Trata-se de estudo descritivo que avaliou artigos publicados (2018 a 2022), tabulando os dados de acordo com a Unidade da Federação (UF). A taxa ideal de endogenia adotada foi de 20%. Amostra (n= 128) abrangeu Artigos Originais (n= 77), Artigos de Revisão (n= 37), Estudos de Caso (n= 12) e Comunicação Rápida (n= 2), sendo os artigos oriundos do RS (n= 67), PR (n= 16); SP (n= 9); PE (n=7); MG (n= 7) e demais UFs (n= 22). A taxa de endogenia se encontra acima do ponto de corte ideal (51%) e respalda a adoção de maior colaboração interinstitucional.
Downloads
Referências
ALTBACH, G. Philip; YUDKEVICH, Maria; RUMBLEY, Laura E. Academic inbreeding: local challenge, global problem. Asia Pacific Education Review, v. 16, n. 3, p. 317-330, 2015.
BARBOSA, Edmery Tavares et al. Relação entre endogenia e a avaliação capes dos programas de pós-graduação em ciências contábeis no Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 12, n. 2, p. 169-185, abr./jun. 2018.
BENCHIMOL, Jaime L.; CERQUEIRA, Roberta C.; PAPI, Camilo. Challenges to the publishers of humanities in scientific journalism and social networks: reflections and experiences. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, p. 347-364, 2014.
BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; DALMOLIN, Bernadete Maria. As universidades comunitárias e a emergência de mercados na educação superior: entre a pressão da competição e o diferencial dos valores acadêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2014.
BRASIL. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). 3. ed. Brasília, DF: MS, 2006.
BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, Brasil, v. 5, n. 1, p. 163–177, 2000.
HASENCLEVER, Lia et al. Desenvolvimento local/regional: uma análise da produção científica no período 2013-2016. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 18, n. 51, p. 221-243, 2022.
HORTA, Hugo. Deepening our understanding of academic inbreeding effects on research information exchange and scientific output: new insights for academic based research. Higher education, v. 65, n.4, p. 487-510, 2013.
HORTA, Hugo; VELOSO, Francisco M.; GREDIAGA, Rócio. Navel gazing: Academic inbreeding and scientific productivity. Management Science, v. 56, n. 3, p. 414-429, 2010.
HORTA, Hugo; YUDKEVICH, Maria. The role of academic inbreeding in developing higher education systems: challenges and possible solutions. Technological Forecasting and Social Change, v. 113, p. 363-372, 2016.
PELEGRINI, Tatiane; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Endogenia acadêmica: insights sobre a pesquisa brasileira. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 50, n. 4, p. 573–610, out. 2020.
ROYAL SOCIETY. 2011. Knowledge, networks and nations: Global scientific collaboration in the 21st century. London: The Royal Society. Disponível em <https://royalsociety.org/policy/projects/knowledge-networks-nations/report/>. Acesso em: 28 set. 2023.
SCIELO BRASIL. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos. São Paulo: Scielo Brasil, maio 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.
SCHMIDT, João Pedro. Mercantilização da educação superior: o campo dos negócios e o papel das IES públicas e comunitárias. Revista Textual, v. 2, n. 20, p. 22-28, jun./nov. 2014.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA‐CHALCO, Jesús Pascual. Scholarly publication and collaboration in Brazil: The role of geography. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 1, p. 243-258, 2017.
TAVARES, Orlanda et al. Academic inbreeding in the Portuguese academia. Higher Education, v. 69, n. 6, p. 991-1006, 2015.
TAVARES, Orlanda; LANÇA, Vasco; AMARAL, Alberto. Academic inbreeding in Portugal: Does insularity play a role?. Higher Education Policy, v. 30, n. 3, p. 381-399,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dulciane Nunes Paiva, Nathália Quaiatto Félix, Eliane Hagemann Cauduro, Letiane de Souza Machado, Laura Schmidt Rizzi, Suzane Beatriz Frantz Krug
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.