Dossiês temáticos da revista Vértices: Reflexões sobre o aumento na participação de autores e instituições

Autores

  • Ana Paula de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Essentia Editora - Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6860-8379
  • Edson Carlos Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Essentia Editora - Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7498-903X
  • Fernanda Soares Luz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Essentia Editora - Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5644-4343
  • Inez Barcellos de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Essentia Editora - Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.192

Palavras-chave:

dossiê temático, periódicos científicos, gestão editorial

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de planejamento, acompanhamento e publicação de dossiês temáticos na revista Vértices, visando refletir sobre as contribuições recebidas e selecionadas, em relação a quantidade de artigos, número e diversidade de autores, assim como instituições por região e países. O estudo de caso realizado sinalizou que a captação de artigos a partir de dossiês temáticos pode ser considerada como importante estratégia para o editor, resultando em uma possibilidade de ampliação na participação de autores, regiões e temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Renato Pereira Torres. Dossiês temáticos publicados em periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música (2016-2020). Revista Vórtex, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2023.

BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (org.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro, RJ: Editora Vozes, 1998.

MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A Política Educacional na década 2010 a 2020: análise de publicações. Revista Exitus, v. 11, 2021.

PEREIRA, Susy Santos; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. O uso reflexo de Dossiês na História da Educação: revelando estratégias de fortalecimento no campo científico. Revista da Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 139-157, 2022.

REPISO, Rafael et al. The prevalence and impact of special issues in communications journals 2015–2019. Learned Publishing, v. 34, n. 4, p. 593-601, 2021.

VÉRTICES. Portal da Revista Vértices, 2023. Página Inicial. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/about. Acesso em: 26 set. 2023.

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)