Dossiês temáticos da revista Vértices: Reflexões sobre o aumento na participação de autores e instituições
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.192Palavras-chave:
dossiê temático, periódicos científicos, gestão editorialResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de planejamento, acompanhamento e publicação de dossiês temáticos na revista Vértices, visando refletir sobre as contribuições recebidas e selecionadas, em relação a quantidade de artigos, número e diversidade de autores, assim como instituições por região e países. O estudo de caso realizado sinalizou que a captação de artigos a partir de dossiês temáticos pode ser considerada como importante estratégia para o editor, resultando em uma possibilidade de ampliação na participação de autores, regiões e temáticas.
Downloads
Referências
BORGES, Renato Pereira Torres. Dossiês temáticos publicados em periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música (2016-2020). Revista Vórtex, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2023.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (org.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro, RJ: Editora Vozes, 1998.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A Política Educacional na década 2010 a 2020: análise de publicações. Revista Exitus, v. 11, 2021.
PEREIRA, Susy Santos; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. O uso reflexo de Dossiês na História da Educação: revelando estratégias de fortalecimento no campo científico. Revista da Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 139-157, 2022.
REPISO, Rafael et al. The prevalence and impact of special issues in communications journals 2015–2019. Learned Publishing, v. 34, n. 4, p. 593-601, 2021.
VÉRTICES. Portal da Revista Vértices, 2023. Página Inicial. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/about. Acesso em: 26 set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula de Castro, Edson Carlos Nascimento, Fernanda Soares Luz, Inez Barcellos de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.