Dossiês temáticos da revista Vértices: Reflexões sobre o aumento na participação de autores e instituições
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.192Palavras-chave:
dossiê temático, periódicos científicos, gestão editorialResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de planejamento, acompanhamento e publicação de dossiês temáticos na revista Vértices, visando refletir sobre as contribuições recebidas e selecionadas, em relação a quantidade de artigos, número e diversidade de autores, assim como instituições por região e países. O estudo de caso realizado sinalizou que a captação de artigos a partir de dossiês temáticos pode ser considerada como importante estratégia para o editor, resultando em uma possibilidade de ampliação na participação de autores, regiões e temáticas.
Downloads
Referências
BORGES, Renato Pereira Torres. Dossiês temáticos publicados em periódicos acadêmicos brasileiros da área de Música (2016-2020). Revista Vórtex, v. 11, n. 1, p. 1-21, 2023.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (org.) Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro, RJ: Editora Vozes, 1998.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A Política Educacional na década 2010 a 2020: análise de publicações. Revista Exitus, v. 11, 2021.
PEREIRA, Susy Santos; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. O uso reflexo de Dossiês na História da Educação: revelando estratégias de fortalecimento no campo científico. Revista da Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 139-157, 2022.
REPISO, Rafael et al. The prevalence and impact of special issues in communications journals 2015–2019. Learned Publishing, v. 34, n. 4, p. 593-601, 2021.
VÉRTICES. Portal da Revista Vértices, 2023. Página Inicial. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/about. Acesso em: 26 set. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula de Castro, Edson Carlos Nascimento, Fernanda Soares Luz, Inez Barcellos de Andrade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.