A importância e os desafios da avaliação aberta à luz da experiência da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.206Palavras-chave:
avaliação aberta, duplo-anonimato, Revpemo, Ciência AbertaResumo
O estudo trata sobre a avaliação por pares aberta, estimulada como um dos pilares da Ciência Aberta para ampliar a transparência no processo editorial. Objetiva-se analisar a experiência de avaliação aberta desenvolvida na Revpemo, a partir das vantagens e dos desafios identificados. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, permitiu constatar que esse modelo de avaliação promove a ampliação da transparência no processo de revisão, ao incentivar avaliadores a produzirem pareceres de maior qualidade, com mais ética e respeito pelo autor. Conclui-se que, apesar do desafio de orientar os pareceristas por seu desconhecimento, a avaliação aberta possibilita estimular a cultura de reconhecimento e responsabilidade, fortalecendo a confiabilidade e o valor dessa atividade.
Downloads
Referências
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência aberta em questão. Brasília: IBICT ; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015.312p.
SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis-SC, v. 26, p. 1-27, 2021. https://doi.org/10.5007/15182924.2021.e79646
FIALHO, Lia Machado Fiuza; GALLETI, Silvia. Avaliação por pares aberta. In: Morais, A.; Rode, S. de M.; Galleti, S. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021. Botucatu-SP: ABEC Brasil, 2022. p. 75-88.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. O descompasso da emergência da Ciência Aberta com os critérios Qualis Capes Educação. In: Conferência Lúsofona da Ciência Aberta - ConfOA, 14., 2023, Natal/RN. Anais [...]. Natal/RN: ConfOA, 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8399612
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; BRANDENBURG, Cristine; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2020. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4204
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza. A política de acesso aberto nas revistas de humanidades. In: ABEC MEETING LIVE 2022. Botucatu-SP: ABEC Brasil, 2022. https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.155
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karla Angélica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiuza Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.