A importância e os desafios da avaliação aberta à luz da experiência da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.206

Palavras-chave:

avaliação aberta, duplo-anonimato, Revpemo, Ciência Aberta

Resumo

O estudo trata sobre a avaliação por pares aberta, estimulada como um dos pilares da Ciência Aberta para ampliar a transparência no processo editorial. Objetiva-se analisar a experiência de avaliação aberta desenvolvida na Revpemo, a partir das vantagens e dos desafios identificados. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, permitiu constatar que esse modelo de avaliação promove a ampliação da transparência no processo de revisão, ao incentivar avaliadores a produzirem pareceres de maior qualidade, com mais ética e respeito pelo autor. Conclui-se que, apesar do desafio de orientar os pareceristas por seu desconhecimento, a avaliação aberta possibilita estimular a cultura de reconhecimento e responsabilidade, fortalecendo a confiabilidade e o valor dessa atividade.

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Referências

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Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

ABEC MEETING 2024

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