De repente, editor-chefe: desafios de um jovem doutor na revitalização de um periódico científico
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.222Palavras-chave:
editor-chefe, desafios editoriais, treinamento editorial, carreiraResumo
Este trabalho relata a minha experiência enquanto jovem doutor que assumiu a posição de editor-chefe da Revista Fisioterapia & Saúde Funcional no início de minha carreira. São destacados desafios comuns, como a falta de treinamento editorial adequado e a perda de suporte administrativo essencial. O objetivo é sensibilizar editores iniciantes sobre esses obstáculos e oferecer sugestões para superá-los de forma eficaz, promovendo uma melhor preparação e apoio. O relato aborda a reestruturação do processo editorial, a criação de novas parcerias e a implementação de seções voltadas ao público não especializado, medidas que contribuíram para aumentar a visibilidade e a qualidade do periódico.
Downloads
Referências
ANDERSEN, M. Z.; FONNES, S.; ROSENBERG, J. Time from submission to publication varied widely for biomedical journals: a systematic review. Current Medical Research and Opinion, v. 37, n. 6, p. 985-993, 2021. https://doi.org/10.1080/03007995.2021.1905622
BARATA, R B. Challenges for publishing Brazilian scientific health journals. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 3, p. 929-939, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.29952016
GALIPEAU, J. et al. A systematic review highlights a knowledge gap regarding the effectiveness of health-related training programs in journalology. Journal ofClinical Epidemiology, v. 68, n. 3, p. 257-265, 2015. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2014.09.024
MAYA, T. B.; FRANCESCHI, R.; NEROSKY, M. R. Design editorial e de informação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MENON, V. Serving as a Handling Editor? Thirteen Simple Messages for Early-Career Editors. Indian Journal of Psychological Medicine, v. 45, n. 5, p. 456-458, 2023. https://doi.org/10.1177/02537176231185934
VUONG, Q. H. The editor: A demanding but underestimated role in scientific publishing. Learned Publishing, v. 35, n. 3, p. 418-422, 2022. https://doi.org/10.1002/leap.1466
WEIDEMAN, M. Articles, papers, chapters, theses - who wins the visibility wars? In: IEEE/ACM Joint Conference on Digital Libraries, London, UK, p. 479-480, 2014. https://doi.org/10.1109/JCDL.2014.6970234
WONG, V.; CALLAHAM, M. Medical journal editors lacked familiarity with scientific publication issues despite training and regular exposure. Journal of Clinical Epidemiology, v. 65, n. 3, p. 247-252, 2012. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2011.08.003
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Magno F. Formiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.