Boas práticas para elaboração de relatos de experiência da Educação Profissional e Tecnológica: oficina formativa
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.223Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, relatos de experiência, oficinaResumo
Relato de uma oficina desenvolvida para orientar os pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sobre “Boas práticas para elaboração de relatos de experiência da EPT”, incluindo reflexões teóricas, exemplos práticos e atividades interativas. Participaram da oficina 40 pesquisadores de forma online síncrona. Os resultados apontam que a oficina proposta é uma ferramenta conceitual, didático-pedagógica, comunicacional e estético e funcional, promovendo a participação ativa dos sujeitos no processo de aprendizagem e disseminação de conhecimento da EPT. Permite aos pesquisadores a facilitação da criação de relatos de experiências. Por fim, indica que são necessárias diretrizes claras e capacitações específicas para fortalecer as publicações científicas na EPT.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNGEPT). Brasília, DF: Ministério de Educação e Cultura (MEC), 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-29776757. Acesso em: 30 jul. 2024.
Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Documento Orientador de APCN. Área 46: ENSINO. Brasília, 2023. Disponível em: https://bit.ly/4fZ8YZv. Acesso em: 27 ago. 2024.
GRUBER, C. ERGON-EP: aplicação da ergonomia da atividade na concepção de cursos da educação profissional. 166 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico. Florianópolis, Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PEPS5771-T.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.MILHOMENS, D. M.; GRUBER, C.; MENDONÇA, I. T. M. Boas práticas para elaboração de
relatos de experiência da Educação Profissional e Tecnológica. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), 2024. 42 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869126. Acesso em: 27 jul. 2024.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional,v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 David Matos Milhomens, Crislaine Gruber, Igor Thiago Marques Mendonça, Michelsch João da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.