Boas práticas para elaboração de relatos de experiência da Educação Profissional e Tecnológica: oficina formativa

Autores

  • David Matos Milhomens Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Garopaba, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3168-4914
  • Crislaine Gruber Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7212-1632
  • Igor Thiago Marques Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Florianópolis, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9291-9724
  • Michelsch João da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Garopaba, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2217-117X

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.223

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, relatos de experiência, oficina

Resumo

Relato de uma oficina desenvolvida para orientar os pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sobre “Boas práticas para elaboração de relatos de experiência da EPT”, incluindo reflexões teóricas, exemplos práticos e atividades interativas. Participaram da oficina 40 pesquisadores de forma online síncrona. Os resultados apontam que a oficina proposta é uma ferramenta conceitual, didático-pedagógica, comunicacional e estético e funcional, promovendo a participação ativa dos sujeitos no processo de aprendizagem e disseminação de conhecimento da EPT. Permite aos pesquisadores a facilitação da criação de relatos de experiências. Por fim, indica que são necessárias diretrizes claras e capacitações específicas para fortalecer as publicações científicas na EPT.

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Referências

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

ABEC MEETING 2024

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