Inserção de estudante de graduação e pós-graduação em enfermagem em atividades editoriais: relato de experiência

Autores

  • Cristiane Helena Gallasch Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0823-0818
  • Juliana Rodrigues Silva Folly Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-6459-728X
  • Naomi Araújo dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0008-6563-502X
  • Alexa Luiza Morais Lopes de Lira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0005-9616-605X
  • Renata Flavia Abreu da Silva niversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1776-021X

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.245

Palavras-chave:

enfermagem, comunicação científica, publicação de acesso aberto, indexação

Resumo

Considerando a relevância da compreensão do processo de produção e disseminação de evidências científicas por discentes em formação profissional, assim como o potencial de atuação de pós-graduandos de programas stricto sensu em atividades de revisões por pares e equipes editoriais, tem-se como objetivo relatar a experiência de inserção de graduandos pós-graduandos em enfermagem nas atividades do processo editorial da Revista Enfermagem UERJ. São apresentadas as ações desenvolvidas junto a estudantes de graduação e pós-graduação, dos cursos de mestrado e doutorado, envolvendo o fluxo de avaliação e publicação de artigos, além da divulgação científica por canais virtuais, configurando-se como atividade inovadora, de complementação na formação e que desperta o interesse pela leitura de artigos científicos pela comunicação científica à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRETON, H; ALVES, C. A. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Práxis Educacional., v.17, n. 44, p.1-14. 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8013

BROFMAN, P. R. A importância das publicações científicas. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 3, p. 419-422, 2012. https://doi.org/10.5380/ce.v17i3.29281

BRASIL. Resolução n.º 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em:https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 5 set. 2024.

CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões metodológicas e analíticas da extensão universitária. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-623690670

GOMES, V. P. O editor de revista científica: desafios da prática e da formação. Informação & Informação, v. 15, n. 1, p. 147-172, 2010. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p147

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

OLIVEIRA, A. M. S. As redes sociais e a popularização do conhecimento científico: metodologia para o ensino de física. e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 156-172, 2020. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46504

PICCOLI, M. S. Q.; STECANELA, N. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Educação e Pesquisa, v. 49, n. e253818, 2023. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349253818

SHAHSAVAR, Z.; KOUREPAZ, H. Postgraduate students’ difficulties in writing their theses literature review. Cogent Education, v. 7, n. 1, 2020. https://doi.org/10.1080/2331186X.2020.1784620

SILVA. Maria Therezinha Nóbrega. Editorial. Revista Enfermagem UERJ, v. 1, n. 1, p. 1, 1993.

WEGNER, W.; CROSSETTI, M. G. O. Gestão editorial: desafios no processo de edição científica das revistas científicas de enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem Referência, v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HJHZbydzcwtmBD3GLcJB5gQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

ABEC MEETING 2024