A edição de revistas científicas nos colégios de aplicação das universidades federais: o caso da Revista Ponto de Vista
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.252Palavras-chave:
revistas científicas, colégios de aplicação, editoresResumo
Algumas instituições federais possuem espaços multidisciplinares destinados à formação de professores e de novas práticas educacionais, são os denominados Colégios de Aplicação, centros de excelências no ensino, pesquisa e extensão. Esses colégios totalizam vinte e quatro unidades no Brasil, também pesquisam e publicam em periódicos científicos, muitas vezes em seus próprios periódicos. Quais são esses periódicos? Como esses colégios realizam seus processos editoriais? De caráter exploratório e descritivo a presente pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e compreender os processos editorias de periódicos vinculados a um Colégio de Aplicação, tendo como estudo de caso a análise de um periódico vinculado a uma instituição de ensino superior no Estado de Minas Gerais.
Downloads
Referências
BICALHO, M. D. Oficina de revistas: científicas, técnicas e culturais. São Paulo: All Print, 2015.
CARVALHO, R. S.; et. al. CAp-COLUNI, trajetória (re)vista: Ponto de Vista. Revista Ponto de Vista, v. 1, n. 1, p. 9-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9156. Acesso em: 10 set. 2024.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Glossário da Ciência Aberta. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/glossario-da-ciencia-aberta. Acesso em: 02 set. 2024.
MENDES, L.; et al. Revista Ciência em Síntese: uso do Open Journal Systems como plataforma para produção e divulgação científica. ABEC Meeting 2023, 2024. https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.201
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. UFV Journals. [s.d.]. Disponível em: https://www. periodicos.ufv.br/revistas/. Acesso em: 13 set. 2024.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leomar Tiradentes, Fábio Jaderson Miguel Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.