Redes sociais online para divulgação científica: estudo de caso da Revista Brasileira de Cancerologia
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2024.255Palavras-chave:
redes sociais, divulgação científica, marketing digitalResumo
A revolução tecnológica, especialmente com o avanço da internet e das redes sociais, transformou as formas de comunicação. No Brasil, 86,6% da população está conectada, sendo que 66,3% possui perfis em redes sociais. Diante desse cenário, este estudo analisou o uso das redes sociais na divulgação científica, com foco na Revista Brasileira de Cancerologia (RBC). Por meio de um estudo de caso descritivo, foram avaliadas as estratégias da RBC nas redes sociais digitais, destacando o aumento de alcance e engajamento após a implementação de novas práticas de marketing digital. O estudo evidencia a importância das redes sociais na ampliação da visibilidade científica.
Downloads
Referências
NAVAS, A. L. G. P.; et al. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS, v. 32, n. 2, p. 1-3, 2020. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019044
PORTAL NEGÓCIOS SC. O uso da internet, redes sociais e mídia no Brasil em 2024. Publicado em: 26 mar. 2024. Disponível em: https://www.negociossc.com.br/blog/ouso-da-internet-redes-sociais-e-midia-no-brasil-em-2024. Acesso em: 21 ago. 2024.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Rio Grande do Sul: Sulina, 2009.
RECUERO, R. O capital social em rede: Como as redes sociais na Internet estão gerando novas formas de capital social / Social capital in network: how internet social networks are generating new forms of social capital. Contemporânea Revista de Comunicaçãoe Cultura, vol. 10, n. 3, 2012, p. 597-617. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6295.
WE ARE SOCIAL; MELTWATER. Digital 2024: Brazil – DataReportal – Global Digital Insights. Publicado em: 23 fev. 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil?rq=brazil. Acesso em: 21 ago. 2024.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Rio de Janeiro: Bookman, 2015.
ZENHA, L. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, v. 49, p. 19-42, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taís Fernandes Facina, Letícia Casado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.