Dê voz ao seu artigo
relato de estratégia de ampliação de visibilidade para periódico científico
DOI:
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.26Palavras-chave:
Divulgação cientifica, Periódicos, VisibilidadeResumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar uma estratégia de ampliação da visibilidade do Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, periódico científico na área de saúde coletiva editado pela Fundação Oswaldo Cruz Brasília, após ações parceiras de divulgação científica realizadas com a assessoria de comunicação da instituição. As ações ocorreram no segundo semestre de 2020, e as métricas analisadas correspondem ao primeiro e segundo semestre de 2020 e ao primeiro semestre de 2021. Os resultados mostraram um aumento médio de 141% na visibilidade dos artigos que participaram da divulgação e de 73% no acesso à base de dados da revista. Conclui-se que a estratégia adotada foi bem-sucedida e pode ser facilmente replicada por outros periódicos, observadas as suas especificidades.
Downloads
Referências
CADERNOS Ibero-Americanos de Direito Sanitário. Brasília: Programa de Direito Sanitário/Fiocruz Brasília, 2011. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br
Acesso em: 25 jun. 2021.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. 268 p.
PACKER, Abel Laerte; MENEGHINI, Rogerio. Visibilidade da produção científica. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angelara, 2006. p.237-259.