Desdobramentos editoriais do índice h como critério avaliativo

impulsionamento de artigos à luz da ética da ciência aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.47

Palavras-chave:

índice h, impulsionamento, ciência aberta

Resumo

O conhecimento qualitativamente aprofundado como bem público e de fácil acesso é o pano de fundo de todos aqueles engajados com a ciência aberta. A consolidação do índice h como critério avaliativo fundamental exige que os editores equilibrem as novas exigências de visibilidade com a rotina editorial. Neste sentido, seguindo as orientações do estado da arte, esta pesquisa avaliou procedimentos de impulsionamento de citações. Percebeu-se que quanto mais um periódico fosse orientado pela ciência aberta maior seria a possibilidade de elevar o número de citações recebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lenard Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás. Editor Júnior na História Revista.

Referências

ALBAGLI, S. Ciência Aberta: movimento de movimentos. In: SHINTAKU, M.; SALES, L. (org.) Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. p. 15-20.

MACHADO, J. Dados abertos e ciência aberta. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H (org.) Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 201-228

KANT, Immanuel. Resposta à questão: o que é Esclarecimento? Trad. Márcio Pugliesi. Cognitio, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.

OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION (OKF). Open Science Working Group. Disponível em: http://science.okfn.org/#sthash.ZOMzf8Fg.dpuf. Acesso em: 20 jul 2021.

SÁNCHEZ, G. A. F; GÓMEZ, I.. Developing effective publication strategies to raise Research Visibility, Impact and Citations. In: 16th EAHIL Conference. Cardiff, Reino Unido, 2018. [Anais] Cardiff: UH, 2018. Disponível em: https://uhra.herts.ac.uk/handle/2299/20310?show=full. Acesso em: 20 jul 2021.

EBRAHIM, N.; SALEHI, H.; EMBI, M.; TANHA, F. ; GHOLIZADEH, H.; MOTAHAR, S. Visibility and Citation Impact. International Education Studies, v. 7, p. 120-125, 2014.

EBRAHIM, N.; GHOLIZADEH, H.; LUGMAYR, A. Maximized Research Impact: An Effective Strategies for Increasing Citations. Managing and Leading Creative Universities. Foundations of Successful Science Management: A Hands-On Guide for (Future) Academics. Tampere, Finland: International Ambient Media Association (iAMEA), 2017.

PIWOWAR, H. A.; DAY, R.S.; FRIDSMA, D.B. Sharing Detailed Research Data Is Associated with Increased Citation Rate. PLoS ONE 2, n. 3, e308, 2007.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos