Ações para retomada da periodicidade na publicação de revista científica

Autores

  • Rodrigo César Santiago
  • Daniel Amaral Alves Marlière Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Graciela Paula do Nascimento Duque Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angela Maria Gollner Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hélady Sanders-Pinheiro Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Metodologia, Revista científica, Fluxo editorial

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever as ações utilizadas para a retomada da periodicidade das publicações de Revista Científica da área de Saúde, gerenciada pelo sistema OJS, criada em 1974. Material e métodos: Foi criado Grupo de Trabalho (GT), composto por sete integrantes, para atuar no diagnóstico do problema, mapeamento das causas potenciais, estabelecimento das estratégias para retomada do Fluxo Editorial e melhor compreensão das etapas envolvidas no processo de submissão. O GT realizou reuniões semanais, com análise de todos os artigos identificados como ativos no sistema, além de cursos de capacitação para domínio do software OJS utilizado para a editoração do periódico. Resultados: No início das atividades do GT, havia 69 artigos sem designação, 49 em avaliação e 08 em edição. Vários Editores de Seção não estavam ativos no periódico e a maior parte dos avaliadores não realizavam suas atividades dentro do prazo pré-estabelecido. Observamos a necessidade de desenvolvimento de normas e instruções mais claras e objetivas aos autores, além de tutorial para revisores e editores. Todos os resumos dos artigos não designados foram analisados pelo GT e aqueles que não atingiam a mínima qualidade metodológica foram rejeitados. Foram designados novos Avaliadores e Editores de Seção, e com os últimos realizadas reuniões regulares para agilização dos problemas encontrados. O GT se reúne regularmente uma vez por semana. Após 4 meses de atuação, a Revista apresentava no sistema 03 artigos não designados, 48 em avaliação e 13 em edição. O integrantes do Grupo de Trabalho concluíram o Curso OJS versão 3, o que permitiu uma melhoria do fluxo e processo editoriais. Conclusão: O GT desenhou um diagnóstico da situação do periódico e dos pontos a serem alvo da ação. Para um fluxo editorial eficiente, há a necessidade de uma adequada comunicação entre todos os envolvidos no processo e um comprometimento por parte dos mesmos, visto que em sua grande maioria, os trabalhos de editoração e publicação em periódicos científicos é exercido de maneira voluntária e envolve conhecimento e comprometimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, A. G. C.; CAREGNATO, S. E. A editoração eletrônica de revistas científicas brasileiras: o uso de SEER/OJS. TransInformação, v. 20, n. 2, p. 171-180, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862008000200005.

KING, D. W.; TENOPIR, C. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da informação, v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/713>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Edição

Seção

Artigos