Implantação do repositório institucional do Instituto Federal do Amapá:

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.9

Palavras-chave:

Repositório institucional, Acesso aberto, Comunicação científica

Resumo

Este artigo aborda a relevância do acesso aberto à informação científica por meio do repositório institucional. Tem como objetivo relatar a experiência com a implantação do repositório institucional do IFAP, a partir da descrição das etapas de planejamento, implementação e funcionamento. Tem como metodologia a descritiva, do tipo relato de experiência. Descreve que o processo iniciou com o planejamento em agosto de 2019 e que no momento se encontra na fase de funcionamento. Conclui-se que após o povoamento das publicações, o repositório será cadastrado em diretórios regional, nacional e internacional a fim de dar visibilidade aos resultados de pesquisa da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Cardoso, Instituto Federal do Amapá

Mestre em Ciência da Informação (UFPA), Especialista em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais, Graduada em Biblioteconomia (UFPA), Gestora do Repositório Institucional do IFAP (RIIFAP), Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Ruan Gabriel Araújo Ferreira , Instituto Federal do Amapá

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/Unifap). Analista de Tecnologia da Informação e Supervisor da Seção de Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Administrador do Sistema Repositório Institucional do IFAP (RIIFAP).

Romaro Antonio Silva , Instituto Federal do Amapá

Doutorando em Educação do Programa de Ciências da Educação da Universidade do Minho – Portugal, Mestre em Educação pela UFRRJ, Especialista em Metodologias do Ensino de Física e Matemática - FACINTER, em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD – PIGEAD-UFF e em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFAP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras – EmF e Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC – UFF. Diretor Regional da SBEM-AP e Membro do GT 05 - História da Matemática e Cultura - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Referências

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; INOMATA, Danielly Oliveira; GALVES, Jeane Macelino. (orgs.). A ciência aberta e seus impactos na Região Norte do Brasil. Manaus, AM: Edua, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1791. Acesso em: 22 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. D.O.U. Seção 1, de 30 de dezembro de 2008. Brasília, DF, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IBICT. Manifesto brasileiro de apoio ao acesso livre à informação científica. Brasília, DF: IBICT, 2005. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/. Acesso em: 22 jun. 2021.

KURAMOTO, Hélio. Repositórios institucionais: políticas e mandatos. In: SAYÃO, Luis et al (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 203-217. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/473. Acesso em: 22 jun. 2021.

LEITE, Fernando et al. Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica. Brasília, DF: IBICT, 2012. Disponível em: http:/livroaberto.ibict.br/handle/1/703. Acesso em: 23 jun. 2021.

PORTAL BRASILEIRO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM ACESSO ABERTO - OASISBR. Metadados para descrição dos documentos: material de apoio. Brasília, DF, 2016.

SHINTAKU, Milton; MEIRELLES, Rodrigo. Manual do Dspace: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/769. Acesso em: 23 jun. 2021.

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos