Curso Avaliador de Artigo Científico, do ICMBio e Enap: uma análise preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.159

Palavras-chave:

Processo editorial, capacitação, revisor de artigo científico

Resumo

A revista Biodiversidade Brasileira, a BioBrasil, tem uma trajetória de 11 anos como instrumento de comunicação dos resultados de pesquisa em conservação da biodiversidade. Buscando qualificar cada vez mais seus colaboradores, foi elaborado o curso Avaliador de Artigo Científico, certificado pela Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. Neste trabalho foi realizado uma reflexão após nove meses da oferta da primeira turma, acerca dos primeiros números sobre o curso, como quantidade de inscritos que obtiveram o certificado, total de evasão, faixa etária e gênero de maior adesão. Foi possível concluir que o curso foi bem-sucedido, mas que é necessário fazer um recorte na oferta, caracterizando melhor o público-alvo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Manuel A.; CANELA, Renata; PINTO, Cláudia F. O processo editorial

nos periódicos e sugestões para a publicação. Revista de Gestão e Secretariado,

São Paulo, v. 5, n. 2, p. 01-22, mai./ago. 2014. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.307

KNOWLES, Malcolm. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para

aumentar a efetividade da educação corporativa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

ROCHITTE, Carlos Eduardo; MESQUITA, Cláudio Tinoco. Quais as Características de uma Excelente Revisão de Artigos Científicos? Arq Bras Cardiol. 2018; 110(2):106-108.

VASCONCELLOS, Vinicius G. Editorial: Controle por pares e a função do revisor – premissas e orientações para uma avaliação consistente. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, Porto Alegre, vol. 3, n. 2, p. 437-458, mai./ago. 2017. https://doi.org/10.22197/rbdpp.v3i2.70

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigos