Ferramentas e desafios na gestão do processo editorial de revistas via Open Journal Systems: relato de caso

Autores

  • Paula Lorena Silva Melo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marcelo Manduca Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Elisama Nunes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Open Journal Systems, Gerenciamento de periódicos científicos, Processo editorial

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o sistema de gestão editorial de periódicos em uso na PUCPR, salientando os aprendizados feitos a partir da utilização do OJS (Open Journal Systems). Mostram-se aqui os desafios relacionados ao treinamento das equipes envolvidas no processo editorial — equipes das revistas e equipe de apoio às revistas, da Editora PUCPRESS — e à autonomização dessas equipes na busca de maximizar a eficácia da gestão dos periódicos via OJS. A quantidade de etapas envolvidas no processo editorial e suas particularidades, bem como a sazonalidade de algumas operações são vistas como os principais desafios a serem superados durante o uso do sistema. Para isso, propõe-se que sejam criados treinamentos específicos para os itens que geram mais dúvidas, que se invista mais tempo em formação continuada para as equipes e que tutoriais mais intuitivos e claros sejam disponibilizados aos usuários do sistema, em seus vários níveis.

Referências

ALPERIN, J. P.; S., K.; GARNETT, A. On the Peripheries of Scholarly Infrastructure: A look at the Journals Using Open Journal Systems. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCIENCE AND TECHNOLOGY INDICATORS, 21., 2016, Valência. Proceedings... Valência: [s. n.], 2016. Disponível em: <http://summit.sfu.ca/item/16763>. Acesso em: 23 maio 2018.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

Melo, P. L. S. ., Manduca, M. ., & Santos, E. N. dos . (2018). Ferramentas e desafios na gestão do processo editorial de revistas via Open Journal Systems: relato de caso. Abec Meeting, 1–5. Recuperado de http://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/article/view/78

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)