Emancipação estudantil na gestão do periódico científico Brazilian Medical Students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.200

Palavras-chave:

revista eletrônica, educação médica, liderança

Resumo

A emancipação estudantil engloba o desenvolvimento do pensamento crítico, a formação cidadã e a autonomia na educação. Nesse contexto, a Brazilian Medical Students (BMS) é um periódico científico liderado por estudantes de medicina que estimula o desenvolvimento de habilidades científicas. O objetivo deste estudo é descrever a gestão da BMS, empregando uma abordagem histórica do tipo relato de experiência. Criada em 2016, a BMS tem evoluído progressivamente, com o propósito de aprimorar as publicações e profissionalizar a revista. Conta com 60 membros no corpo editorial, adota uma política de acesso aberto e não impõe custos de submissão ou publicação, sendo ainda indexada em 9 bases de dados. A BMS promove a emancipação acadêmica pela educação e disseminação de ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Resolução no 3, de 20 de Junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília: [s.n.].

CURSINO, Ana Cristina Trindade; OSTROVSKI, Crizieli Silveira; BEM, Carla Cristina; GARCIA, Carolina Castilho. Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação. Brazilian Journal of Development, 6, n. 9, p. 69401-69411, 2020.

ELSEVIER. Elsevier Researcher Academy - Certified Peer Reviewer Course. Disponível em: <https://researcheracademy.elsevier.com/navigating-peer-review/certified-peer-reviewer-course>. Acesso em: 30 set. 2023.

GUIMARÃES, Mateus Polvore de Oliveira; MAYER, Aline Fagundes; LIMA, Gabryella Londina Ribeiro; MENDONÇA, Kaio Saramago et al. Engajamento e protagonismo estudantil na promoção da educação médica em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 44, 2020.

PURIM, Kátia Sheylla Malta; TIZZOT, Edison Luiz Almeida. Protagonismo dos estudantes de medicina no uso do Facebook na graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, 43, p. 187-196, 2019.

SANTOS, Felipe da Silva Mota; DE CARVALHO, Sarah Fernandez Coutinho; FREITAS JUNIOR, Luiz Ricardo Cerqueira; OLIVEIRA, Isadora Abreu; CUNHA, Claudio Lucas Silva; AVENA, Katia de Miranda.. Ensino da pesquisa científica na graduação médica: há interesse e envolvimento dos estudantes? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, p. e092, 11 ago. 2023.

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

ABEC MEETING 2024

Artigos Semelhantes

1-10 de 123

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)