Capacitação a distância no modelo híbrido sobre Open Journal Systems

Auteurs

  • Bernardo Vechi Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.
  • Diego José Macêdo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Brasília (DF) - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.158

Mots-clés :

Open Journal Systems (OJS), Treinamento à distância, Editores científicos, Periódicos científicos

Résumé

Desde 2005 uma das ações de maior representatividade do apoio do Ibict ao OJS foi a capacitação de editores científicos. A versão 3 trouxe melhorias de arquitetura do sistema e fluxo editorial, que representam desafio a muitas revistas, isto reforça a necessidade de capacitação de editores científicos que utilizam a plataforma. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dos estudos realizados na oferta de treinamento híbrido do OJS 3 durante o ano de 2019 até o mês de agosto de 2022. Com isso, visa-se contribuir com as discussões sobre a oferta de treinamento em OJS 3, além de demonstrar as ações do Ibict no apoio ao software no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAÚJO, Tânia Maria de; LUA, Iracema. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbso/a/LQnfJLrjgrSDKkTNyVfgnQy/. Acesso em: 30 ago. 2022.

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292–e314292, 2021.

BRITO, Ronnie Fagundes de et al. Guia do usuário OJS 3: open journal system: versão 3. Brasília: Ibict, 2018. DOI: 10.21452/ 978-85-7013-144-7. Disponível em:http://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/book/57. Acesso em: 24 ago. 2022.

BRITO, Ronnie Fagundes de; SHINTAKU, Milton; FLEURY, Andrea Maria. Modelo para desenvolvimento de curso a distância para editores científicos. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, p. 65–77, 2017. DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.11650. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11650. Acesso em: 24 ago. 2022.

SHINTAKU, Milton; MACÊDO, Diego José. Open Journal Systems. In: SANTOS, Gildenir Carolino; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ecossistemas e inovações tecnológicas: da construção às boas práticas. Campinas: UNICAMP/BCCL; Brasília, DF: Ibict, 2022. Cap. 4, p. 75-90. DOI: https://doi.org/10.22477/ISBN9786588816363. Disponível em:http://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/book/89. Acesso em: 24 ago. 2022.

Publiée

2022-10-27

Numéro

Rubrique

ABEC MEETING 2024

Articles similaires

1-10 sur 159

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice