Emancipação estudantil na gestão do periódico científico Brazilian Medical Students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.200

Palavras-chave:

revista eletrônica, educação médica, liderança

Resumo

A emancipação estudantil engloba o desenvolvimento do pensamento crítico, a formação cidadã e a autonomia na educação. Nesse contexto, a Brazilian Medical Students (BMS) é um periódico científico liderado por estudantes de medicina que estimula o desenvolvimento de habilidades científicas. O objetivo deste estudo é descrever a gestão da BMS, empregando uma abordagem histórica do tipo relato de experiência. Criada em 2016, a BMS tem evoluído progressivamente, com o propósito de aprimorar as publicações e profissionalizar a revista. Conta com 60 membros no corpo editorial, adota uma política de acesso aberto e não impõe custos de submissão ou publicação, sendo ainda indexada em 9 bases de dados. A BMS promove a emancipação acadêmica pela educação e disseminação de ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Resolução no 3, de 20 de Junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília: [s.n.].

CURSINO, Ana Cristina Trindade; OSTROVSKI, Crizieli Silveira; BEM, Carla Cristina; GARCIA, Carolina Castilho. Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação. Brazilian Journal of Development, 6, n. 9, p. 69401-69411, 2020.

ELSEVIER. Elsevier Researcher Academy - Certified Peer Reviewer Course. Disponível em: <https://researcheracademy.elsevier.com/navigating-peer-review/certified-peer-reviewer-course>. Acesso em: 30 set. 2023.

GUIMARÃES, Mateus Polvore de Oliveira; MAYER, Aline Fagundes; LIMA, Gabryella Londina Ribeiro; MENDONÇA, Kaio Saramago et al. Engajamento e protagonismo estudantil na promoção da educação médica em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 44, 2020.

PURIM, Kátia Sheylla Malta; TIZZOT, Edison Luiz Almeida. Protagonismo dos estudantes de medicina no uso do Facebook na graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, 43, p. 187-196, 2019.

SANTOS, Felipe da Silva Mota; DE CARVALHO, Sarah Fernandez Coutinho; FREITAS JUNIOR, Luiz Ricardo Cerqueira; OLIVEIRA, Isadora Abreu; CUNHA, Claudio Lucas Silva; AVENA, Katia de Miranda.. Ensino da pesquisa científica na graduação médica: há interesse e envolvimento dos estudantes? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, p. e092, 11 ago. 2023.

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos