Compartilhamento de conhecimento: um olhar a partir das práticas de gestão da Revista Gestão em Análise (ReGeA)

Autores

  • Laodicéia Amorim Weersma
  • Milton Shintaku
  • Arnaldo Fernandes Coelho

Palavras-chave:

Caso ReGeA, Periódico Científico, Conhecimento compartilhado

Resumo

Diante da crescente complexidade dos ambientes, sejam organizacionais e/ou acadêmicos e de pesquisa, a gestão do conhecimento torna-se a mola propulsora de desenvolvimento. Em tal cenário, este estudo tem como objetivo analisar o processo da gestão de conhecimento compartilhado praticado em novos (jovens) periódicos para que obtenham desempenho satisfatório e sustentável em conformidade com os padrões internacionais de publicação científica e, mais especificamente, o artigo visa entender como é e/ ou deve ser o processo de compartilhamento de conhecimento em periódicos em fase de lançamento e consolidação. Para tanto, realiza-se uma pesquisa descritiva com base em Pesquisa-ação e em Estudo de Caso único fundamentado na Revista Gestão em Análise (ReGeA). A conclusão do estudo aponta que a natureza compartilhada do conhecimento, proporciona a geração de interações de alta qualidade, capacitando á cocriação e a construção de valor de forma criativa, intencional e integrativa, no qual tende a trazer expressiva contribuição nos aspectos de criatividade, inovação e sustentabilidade, especialmente em periódicos científicos nas suas fases de concepção e de consolidação, conforme evidenciados no desempenho nos primeiros anos de publicação da Revista Gestão e Análise – ReGeA 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. T. T.; RIBEIRO, N. M.; PEREIRA, H. B. Um estudo sobre a difusão e o compartilhamento do conhecimento na cultura acadêmica. IN: CONGRESO ISKOESPAÑA, 9, Valencia, 2009. Anais... Valencia: ISKO, 2009.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

CHERUBINI NETO, R. As Práticas e Ferramentas da Gestão do Conhecimento Auxiliam na Gestão da Interação Universidade-Empresa? Fundamentando e Apresentando a Hipótese. In ENCONTRO DA ANPAD, 30, 2006. Salvador. Anais...

Salvador: ANPAD, 2006.

CREMONEZi, G. O. G.; SPERS, V. R. E.; OSWALDO Y. C. Conhecimento e gestão do conhecimento científico: um estudo realizado junto a docentes de um curso de mestrado em administração. Revista Gestão Universitária na América LatinaGUAL, v. 6, n. 3, 2013.

FRÓES BURNHAM, T. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. DataGramaZero, v.3 n.3 jun. 2002.

HURD, J. M. The transformation of scientific communication: A model for 2020. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 51, n. 14, p. 1279-1283, 2000.

GARVEY, W. D. Communication: the essence of science. Oxford: Pergamon, 1979. GOMES, V. P. O editor de revista científica: desafios da prática e da formação. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 147-172, jul./jun. 2010.

MACHADO, J. A. S. Difusão do conhecimento e inovação - o Acesso Aberto a publicações científicas. Gestão de Políticas Públicas EACH/USP. In: BAUMGARTEN, MAÍRA. (Orgs.). Conhecimentos e Redes: sociedade, 2005. Disponível em: <http://www.acessoaberto.org/acesso_aberto_carta_de_sao_paulo.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2018.

NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.

PERUZZO, C. M. K. Epistemologia e método da pesquisa-ação. Uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação. ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, v. 25, 2016. Disponível em:<http://www.compos.org.br/biblioteca/epistemologiaem.pdf>. Acesso em: 21 maio 2018.

RAMASWAMY , V., GOUILLART, F. J. Building the cocriative enterprise. Havard Business Review. 2010.

ROSENBERG, M. J. E-learning. São Paulo: Makron Books, 2002.

SENGE, Peter. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização deaprendizagem. São Paulo: Best Seller, 2004.

SCHUGURENSKY, D.; NAIDORF, J. Parceria universidade-empresa e mudanças na cultura acadêmica: análise comparativa dos casos da Argentina e do Canadá. Educacao & Sociedade, v. 25, n. 88, 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 09 maio 2018.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)