Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@: Elaboração e uso na gestão editorial
DOI :
https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.177Mots-clés :
Indicadores, Coleção Educ@, Editoração científicaRésumé
O objetivo do estudo é apresentar o Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@, apontando possibilidades do uso de indicadores na gestão e no acompanhamento das políticas editoriais dos periódicos das áreas de educação e ensino. Tem-se como pressuposto que a qualidade de um periódico deve ser analisada a partir de um conjunto amplo de informações. Nesse sentido, os indicadores produzidos estão organizados em três categorias distintas – produção, ligação e impacto –, de modo a oferecer condições para que os gestores de revistas científicas tenham à sua disposição informações que possam subsidiá-los nas tomadas de decisões relativas às políticas editoriais de seus periódicos.
Téléchargements
Références
BRITO, Ronnie F. de; MASCARENHAS, Higor A. D.; VELLOSO, Bernardo P.; RAMPINELLI, Gabriella F.; GIMENES, Nelson; ARAUJO, Ronaldo F. de. Sistema de métricas de publicações acadêmicas baseado no Journal Article Tag Suite: o caso do Portal Educ@ na área da educação. In: WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA – WIDAT, 6., 2023, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: Ibict, 2023. V. 6, p. 1-12. https://doi.org/10.22477/vi.widat.09
OLIVEIRA, Carla Cristina Vieira de; CENDÓN, Beatriz Valadares; CIRINO, Sérgio Dias. Modelo-síntese para avaliação da qualidade dos periódicos científicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: UEL, 2018. p. 4476-4494.
OLIVEIRA, Ely F. T. de. Estudos métricos da informação no Brasil: indicadores de produção, colaboração, impacto e visibilidade. Marília, SP: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018.
SOUSA, Clarilza Prado de; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Avaliação de livros na área de educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 289-308, jan./abr. 2014. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.dc01
SOUZA, Ângelo Ricardo de; SOUZA, Gizele de; BRUEL, Ana Lorena; FERRAZ, Marcos Alexandre. Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 13, n. 1, p. 219-231, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Nelson Gimenes, Ronnie Fagundes de Brito, Ronaldo Ferreira de Araújo, Gabriella Fernandes Rampinelli 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .