OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NA GESTÃO DO PERIÓDICO CIENTÍFICO CADERNOS ESP: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Francisco Jadson Franco Moreira Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Francivânia Brito de Matos Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Fabíola Monteiro de Castro Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Juliana Vieira Sampaio Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • José Osmar Vasconcelos Filho Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Alba Maria Pinto Silva Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Anderson Gomes Camelo Pereira Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
  • Maria Lourdes dos Santos Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues

Palavras-chave:

Editoração Cientifica, Produção Cientifica, Conhecimento

Resumo

O acesso a um sistema de saúde democrático e eficiente é, ainda, um processo em construção, tendo os gestores e profissionais de saúde um papel fundamental na sua consolidação. Para desempenhar suas funções, devem aliar conhecimentos técnicos e a capacidade para lidar com a diversidade e complexidade das realidades locais. Exige-se mais habilidade e competência na aplicação e otimização dos recursos públicos, visando a busca da qualidade dos serviços, eficiência e satisfação dos usuários. A compreensão de questões atuais, cada vez mais complexas, parece exigir novas possibilidades de pesquisas que permitam um pensamento multidimensional, capaz de entender a amplitude dos seres humanos e da sociedade em geral para enfrentar os desafios correntes. Este caso descreve a gestão do periódico científico Cadernos ESP com seus desafios e possibilidades na produção do conhecimento científico. Cadernos ESP é editorada pelo Centro de Investigação Científica Cesar Victora (CENIC) da Escola de Saúde Pública do Ceará, instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Criada em 2005, possui periodicidade semestral, trata-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em distintos campos do fazer saúde, mas em especial da Saúde Coletiva. Tendo por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces. Ao longo dessas reflexões, notamos que são diversos os problemas e desafios para a produção do conhecimento. O aprendizado com o feito, nos potencializa e nos leva ao desejo por novas mudanças, necessárias para atingir propósitos mais ambiciosos em termos de qualidade científica, criatividade e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMI, A.; MARCHIORI, P. Z. Autoria e leitura de artigos por docentes pesquisadores: motivações e barreiras. In S. M. Ferreira, & M. G. Targino (Orgs.), Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005.

CARVALHO, K. Revista científica e pesquisa: perspectiva histórica. In D. Población et al. (Orgs.), Revistas científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011.

GUANAES, P. C. V.; GUIMARÃES, M. C. S. Modelos de gestão de revistas científicas: uma discussão necessária. Perspectivas em Ciência da Informação, 17(1), 56-73, 2012.

MOREIRA, F.J.F. Editorial Cadernos ESP. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/129/112 Acesso em: 28 jun. 2019.

SANDES-GUIMARÃES, L. V; DINIZ, E. H. R.Adm., São Paulo, v.49, n.3, p.449-461, jul./ago./set. 2014

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)