Verificação de similaridade e contribuição autoral na REMAT

iThenticate e CRediT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21452/abecmeeting2021.35

Palavras-chave:

Originalidade, Autoria, Ciência Aberta

Resumo

Alinhado às práticas de comunicação em pesquisas que envolvem a Ciência Aberta, apresenta-se, neste texto, um registro histórico das ações realizadas na REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, no ano de 2021. Dentre as implementações, adota-se mais uma ferramenta de verificação de similaridade e a obrigatoriedade da submissão de uma Declaração de Conflito de Interesses, Originalidade, Ineditismo e Autoria. Além disso, os artigos publicados passam a apresentar uma descrição da contribuição de autoria dos autores, de modo a promover a transparência em relação às contribuições de cada autor e às boas práticas de ética na comunicação científica. Com a adoção dessas ações, a REMAT prossegue na construção de práticas de comunicação que favoreçam o avanço da Ciência Aberta.

 

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Biografia do Autor

Glauciane Klein Burgiert Padilha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA), e bolsista de iniciação científica da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Josmar Chilanti Susin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA), e estudante voluntário de iniciação científica da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Inovação (GPTAI), e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Katia Arcaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestrado e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora efetiva com dedicação exclusiva no Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) e editora adjunta da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul e Editora de Seção da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPMETA (IFRS) - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações; GIPEDI (UNISINOS) - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças e GPEDEB (IFRS) - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica.

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Florianópolis, SC

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Tecnologias do Ensino da Matemática (PUC-PR) e em Gestão Escolar (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Editor de Seção da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Integra o GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (IFRS), com pesquisas na área de Educação Matemática, ênfase no Ensino de Matemática.

Referências

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Publicado

2021-09-21

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